/i342855.jpeg)
Protótipo de testes do foguete Starship faz primeiro "voo" com sucesso
A SpaceX anunciou na quarta-feira (3) que o Hopper, protótipo de testes do novo foguete Starship, completou seu primeiro "voo" com sucesso. Entre aspas pois, conforme já se sabia, o Hopper não foi construído para voar de verdade, sendo capaz de dar um "salto amarrado" apenas para que os testes de seu motor Raptor e de propulsão sejam feitos.
O Hopper é uma versão menos poderosa do Starship final, fazendo um "salto amarrado" a partir da plataforma de lançamento, que fica no estado norte-americano do Texas — local em que o Starship provavelmente será finalizado, uma vez que o acordo para a empresa construir grandes foguetes no Porto de Los Angeles não foi para frente.
Starhopper completed tethered hop. All systems green. https://t.co/0m5Bm5slD2
— Elon Musk (@elonmusk) April 4, 2019
Menos de quatro anos é o prazo que a SpaceX tem para deixar o Starship completamente pronto para seu primeiro voo de verdade, pois a ideia é que o foguete seja usado em 2023 com o projeto Dear Moon, que levará o bilionário japonês Yusaku Maezawa acompanhado de até oito convidados para dar uma volta ao redor da Lua. Depois disso, o Starship estará liberado para transportar astronautas à Lua e, em um futuro próximo, a Marte.
Outro foguete da SpaceX que passará por um teste nesta semana é o Falcon Heavy — sim, o mesmo que levou um Tesla Roadster ao espaço em seu voo inaugural no ano passado. A empresa fará um teste de fogo estático com o Heavy nesta quinta (4), pois há um lançamento programado para o fim de semana e o teste é necessário. Este será o primeiro lançamento comercial do Falcon Heavy, que levará ao espaço um satélite comercial de comunicações.
Fonte: CNet
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.