Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity faz seu 37º voo em Marte e testa novo software

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Dezembro de 2022 às 18h37

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

O helicóptero Ingenuity sobrevoou a superfície de Marte pela 37ª vez, agora para testar seu novo software. O voo ocorreu no sábado (17) e as imagens foram compartilhadas nas redes sociais da NASA.

Este foi um voo de 55,2 segundos de duração ao longo de 62 metros na horizontal e 10 metros de altitude. Os principais objetivos eram reposicionar o Ingenuity e testar os recursos do novo software de voo.

Instalado no mês passado, o software ajuda o Ingenuity a evitar riscos durante o pouso, por meio de mapas de elevação do terreno marciano. O procedimento foi realizado antes do 34º voo, em novembro.

Continua após a publicidade

Em voos anteriores a esse, os operadores do helicóptero precisavam encontrar “aeródromos”, ou seja, locais apropriados para o pouso, livres de pedras ou outros obstáculos — algo difícil de achar na Cratera Jezero, local de investigação da dupla Perseverance-Ingenuity.

Com o novo software, a câmera de navegação voltada para baixo do Ingenuity é usada para prevenir os perigos no pouso de modo mais autônomo. Durante o voo, o helicóptero agora identifica o lugar mais adequado e seguro e se desvia para o aeródromo detectado após se preparar para pousar.

Após o sucesso do último voo, o Ingenuity já viajou um total de 7.479 metros e permaneceu no ar por quase 62 minutos, segundo registros de voo da NASA. O helicóptero continua saudável e deve realizar mais voos, cumprindo com maestria seu propósito: testar novas tecnologias de exploração planetária por meio de voos e pousos na superfície. O sucesso da missão deve abrir novas perspectivas de estudos no Planeta Vermelho em um futuro próximo.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA