Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perseverance coleta 11ª amostra de solo de Marte

Por| 02 de Agosto de 2022 às 17h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA anunciou nesta segunda-feira (1) que o rover Perseverance completou com sucesso a coleta de sua 11ª amostra de solo marciano. O feito foi divulgado em um post no Twitter com uma menção à nova arquitetura do programa Mars Sample Return (MSR), que pretende trazer amostras de Marte à Terra na década de 2030.

A agência havia dito previamente que a 11ª amostra seria de uma rocha sedimentar, o tipo que pode conter "biomarcadores", ou "assinaturas" deixadas por organismos no passado. O Perseverance é capaz de executar vários tipos de análises químicas em busca destas assinaturas, mas não tão detalhadas quando as que podem ser realizadas em laboratórios na Terra. Por isso o esforço para trazer as amostras até nós é importante.

Continua após a publicidade

O primeiro dos 43 tubos de amostras foi preenchido em setembro de 2021. No total, a NASA espera coletar 38 amostras de diversos locais da superfície de Marte, principalmente na região da cratera Jezero, que já foi no passado um lago abastecido por um rio, com condições propícias à vida.

Na nova arquitetura da MSR, o próprio Perseverance será a principal forma de levar as amostras a um veículo que pousará na superfície marciana chamado Sample Retrieval Lander. Ele será auxiliado por dois helicópteros similares ao Ingenuity, chamados Sample Retrival Helicopters.

Uma vez no Lander, as amostras serão transferidas para o Mars Ascent Vehicle, um foguete que irá enviá-las à órbita marciana. Chegando lá, serão capturadas por uma espaçonave chamada Earth Return Orbiter (ERO), que irá fazer a viagem até a Terra.

A NASA espera lançar o Earth Return Orbiter e o Sample Retrieval Lander no outono (no hemisfério norte) de 2027 e verão (novamente, no hemisfério norte) de 2028, respectivamente. Com isso, as primeiras amostras de solo marciano chegariam à Terra em 2033.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com