Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Parece que o avião espacial da China tirou um objeto da órbita da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Maio de 2023 às 12h18

Link copiado!

Boeing/US Space Force
Boeing/US Space Force

O avião espacial da China pousou após passar alguns meses em órbita, e parece ter liberado um pequeno objeto durante sua missão. Segundo um relatório do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), uma organização de pesquisa em Washington, o objeto foi liberado em outubro do ano passado, e desapareceu em janeiro.

O relatório do CSIS indica que, após desaparecer, o objeto voltou a ser identificado por radares de monitoramento em março de 2023. O astrofísico Jonathan McDowell vem monitorando a espaçonave com dados da Força Espacial dos Estados Unidos, e sugere que o avião pode ter capturado o objeto e carregado ele, liberando-o depois. Isso pode indicar que o avião espacial chinês tenha um braço robótico ou algum dispositivo semelhante com recursos para remover satélites.

McDowell observa também que a China vem trabalhando com braços robóticos em outros contextos, como o braço instalado na estação espacial Tiangong. Portanto, se o avião realmente tiver um componente dest tipo, é possível que o objetivo principal dele seja consertar satélites danificados ou até remover lixo espacial.

Continua após a publicidade

Como o governo chinês publicou poucas informações sobre a espaçonave, ainda não se sabe exatamente como ela é e quais são suas capacidades. Por enquanto, o que se especula é que o avião espacial da China seja parecido com o Boeing X-37B, um avião espacial dos Estados Unidos.

Assim como o Boeing X-37B, o avião espacial chinês parece ter dimensões relativamente pequenas. Ele provavelmente voou pela primeira vez em setembro de 2020, passando dois dias em órbita antes de retornar. Já na missão mais recente, o avião foi lançado em agosto de 2022 e passou alguns meses orbitando a Terra.

Fonte: NatureCSIS; Via: Space.com