Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ouça o som de RS Puppis, uma das estrelas mais incríveis da galáxia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2023 às 11h30

Link copiado!

NASA, ESA, STScI/AURA/Europe Collaboration
NASA, ESA, STScI/AURA/Europe Collaboration

Já pensou em “ouvir o som” da estrela RS Puppis, uma das mais espetaculares da Via Láctea? Pois é o que o projeto SYSTEM Sounds proporciona com sua mais nova sonificação.

Desta vez, os cientistas do projeto produziram os sons a partir de uma imagem de RS Puppis capturada pelo telescópio Hubble, cujos dados da luz foram “traduzidos” em sons.

A RS Puppis fica a cerca de 6.500 anos-luz de nós e é uma estrela variável, aumentando e diminuindo seu brilho ao longo de ciclos de seis semanas. Abaixo, você confere a imagem da estrela acompanhada da sonificação feita pelo SYSTEM Sounds:

Continua após a publicidade

Você deve ter percebido que o som fica mais agudo na parte superior da foto, e mais grave na parte inferior. Conforme o círculo marcador se aproxima da estrela no centro, o som fica mais alto e é finalizado de forma convergente — quanto maior o brilho na foto, mais alto é o volume.

As sonificações permitem contatos e experiências diferentes com os objetos do universo. Claro, os sons vindos dos dados da imagem da estrela são fascinantes por si só, mas vale lembrar também que a sonificação tem vários propósitos.

Através da conversão dos dados visuais em sons, os cientistas podem identificar detalhes que passaram despercebidos nas versões originais, como padrões, sinais mais fracos ou informações que acabariam perdidas nos ruídos dos dados.

Continua após a publicidade

Além disso, a conversão de dados visuais em produções sonoras é de grande importância para a acessibilidade de deficientes visuais e pessoas com visão limitada, permitindo que elas também possam se maravilhar com esses registros espaciais.

Fonte: NASA