Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hubble fotografa estrela cuja poeira a seu redor forma uma "coroa de Natal"

Por| 26 de Dezembro de 2018 às 20h30

Link copiado!

Divulgação/NASA
Divulgação/NASA
Tudo sobre NASA

O telescópio espacial Hubble registrou uma estrela que a NASA configurou como semelhante a uma coroa de Natal. A imagem real é da estrela RS Puppis, cuja poeira a seu redor reflete a luz de maneira que seu formato ficou similar ao de um coroa natalina.

Em nota, a NASA chamou a imagem de “uma coroa feita de luzes brilhantes”. No centro, há a estrela chamada de RS Puppis com a poeira formando a coroa. Ela é 200 vezes maior do que o nosso Sol, de acordo com comunicado da NASA, e ela é classificada como uma estrela do tipo Cefeida —gigante ou supergigante amarela, de 4 a 15 vezes mais massiva do que o Sol, com brilho de 100 a 30 mil vezes mais intenso do que o do nosso astro. Por conta do tamanho, é capaz de emitir uma quantidade de luz 15 mil vezes maior que a do nosso Sol.

“A nebulosa pisca de forma brilhante enquanto pulsos de luz da Cefeida se propagam para fora. O Hubble tirou uma série de fotos de flashes de luz ondulando através da nebulosa em um fenômeno conhecido como "eco de luz". Embora a luz viaje pelo espaço com rapidez suficiente para abranger a lacuna entre a Terra e a Lua em pouco mais de um segundo, a nebulosa é tão grande que a luz refletida pode ser fotografada atravessando-a, segundo consta no comunicado da NASA.

Continua após a publicidade

A agência constantemente publica imagens tiradas por seus satélites e, em especial, esta foi a escolhida pela organização para comemorar o Natal.

Fonte: NASA