Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OSIRIS-REx: NASA transmitirá ao vivo pouso de sonda no asteroide Bennu

Por| 15 de Outubro de 2020 às 17h45

Link copiado!

NASA/Goddard/University of Arizona
NASA/Goddard/University of Arizona
Tudo sobre NASA

Pousar uma nave robótica em um asteroide pode não parecer tão emocionante quanto pousar seres humanos na Lua, mas a missão OSIRIS-REx, que coletará amostras do asteroide Bennu, é tão importante para a NASA que haverá uma cobertura ao vivo. O evento começará no dia 19 de outubro, com encerramento no dia 21.

Durante esse período, a NASA vai cobrir a descida da nave espacial rumo à superfície do asteroide para realizar a manobra TAG, sigla para “Touch-And-Go”. O nome, que pode ser traduzido livremente para “Tocar-e-sair”, é devido ao tipo de manobra que a OSIRIS-REx executará para pegar as amostras — ela não pousará de fato no Bennu, mas tocará na superfície rochosa com um braço mecânico por apenas alguns segundos. Isso acontecerá no dia 20, e logo depois a nave voará de volta para a órbita do asteroide.

Esse momento de coleta é o mais complexo e delicado, por isso precisará ser executado com perfeição. Um mecanismo a bordo da OSIRIS-REx tocará a superfície de Bennu por aproximadamente cinco segundos, disparará uma carga de nitrogênio pressurizado para perturbar a superfície e coletará uma amostra antes que a sonda se afaste. Essa tentativa poderá ser realizada três vezes. Se a sonda coletar com sucesso uma amostra no dia 20 de outubro, não será necessário nenhuma outra tentativa. A coleta será no local chamado Nightingale, que fica em uma cratera e tem cerca de 16 metros de largura.

Continua após a publicidade

Se você não quiser acompanhar todo o evento, há algumas transmissões que são mais importantes. A principal delas é cobertura do evento TAG na terça-feira (20), às 14h:20 (horário de Brasília), que falará sobre a descida da nave, gerenciada pela Lockheed Martin Space, incluindo uma animação que mostrará as atividades da sonda em tempo real. Essa animação começa com o giro da espaçonave para que ela fique na posição de executar a manobra que vai tirá-la da órbita do asteroide, e continuará durante todos os processos antes e durante a coleta. Por fim, mostrará os movimentos da OSIRIS-REx no momento em que ela deixar a superfície do Bennu.

Antes disso, na segunda-feira (19), a agência espacial falará sobre a missão e sobre a ciência que os pesquisadores fazem através dos asteroides. Também haverá uma conferência com cientistas da área, incluindo especialistas em defesa planetária, para falar sobre os perigos que asteroides como o Bennu representam à Terra. O Bennu é considerado um objeto próximo do nosso planeta e pode ser que ele ofereça um perigo real no final do próximo século. Ainda na segunda-feira, haverá uma transmissão com engenheiros e cientistas da missão OSIRIS-REx.

Essa será a primeira vez que a NASA pousará uma sonda em um asteroide para buscar amostras de materiais, por isso há tanto entusiasmo. Você pode conferir a lista completa de atividades durante a cobertura do evento TAG no site da NASA. Após realizar a coleta das amostras, a nave OSIRIS-REx deixará o Bennu. Em 2021, ela começará sua viagem de volta à Terra, e deverá chegar por aqui no dia 24 de setembro de 2023.

Continua após a publicidade

A OSIRIS-REx entrou na órbita do objeto de 500 metros de diâmetro na virada de 2019 e as amostras coletadas ajudarão os cientistas a entender melhor a formação do Sistema Solar.

Fonte: NASA