OneWeb lança mais satélites e finaliza 1ª geração de constelação
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •
O foguete Launch Vehicle Mark-3 (LVM3), o mais poderoso da Índia, lançou novos 36 satélites de internet da OneWeb, os últimos que faltavam para finalizar a primeira geração da constelação da empresa. O veículo deixou a plataforma do Centro Espacial Satish Dhawan no domingo (26), às 00h30 no horário de Brasília, levando os satélites à órbita baixa da Terra.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Internet via satélite: como funciona a internet vinda do espaço?
Cerca de 90 minutos após o lançamento, a agência espacial indiana ISRO anunciou que todos os 36 satélites foram implantados com sucesso na órbita desejada, a 450 km de altitude. Ao longo dos próximos dias e semanas, eles vão aumentá-la gradualmente, até chegarem à altitude de aproximadamente 1.200 km.
Esta foi a 18º missão da OneWeb dedicada à primeira geração de satélites de internet na órbita baixa da Terra que, agora, está concluída e tem 618 satélites. “Este lançamento será um dos feitos mais significativos na história da OneWeb até agora, com este novo lançamento adicionando novos 36 satélites ao sistema da OneWeb, a primeira constelação da órbita baixa já finalizada”, afirmou a empresa, em um comunicado.
Originalmente, a constelação da OneWeb exigia 588 satélites para o fornecimento de cobertura global, mas os demais satélites foram adicionados para oferecer redundância e resiliência à constelação. “Graças ao sucesso do lançamento de hoje, a constelação está pronta para oferecer serviços globais em breve”, acrescentaram.
A maioria dos 17 lançamentos anteriores da OneWeb foi feita com foguetes Soyuz, da Rússia, operados pela francesa Arianespace. Entretanto, a invasão russa na Ucrânia prejudicou a parceria, e a OneWeb precisou buscar alternativas para seguir levando seus satélites ao espaço. Assim, a empresa fechou contratos com diferentes empresas para os lançamentos — entre elas, estão a SpaceX e NewSpace India Limited (NSIL), filial comercial da ISRO.
Fonte: OneWeb