Olhe para cima | As melhores fotos da chuva de meteoros Eta Aquáridas
Por Danielle Cassita |

O pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorreu na madrugada desta terça-feira (6) e rendeu cliques incríveis de observadores em todo o mundo. Caso você não tenha conseguido conferir o fenômeno, sem problemas, pois os meteoros ainda podem ser vistos até o fim do mês.
- Céu de 2025: eventos astronômicos incluem eclipse, chuva de meteoros e mais
- Chuvas de meteoros são perigosas para astronautas e satélites?
Os meteoros desta chuva são conhecidos por serem velozes: eles atravessam a atmosfera da Terra a mais de 60 km/s e podem deixar rastros brilhantes que permanecem visíveis por segundos e até por minutos. Cerca de 50 deles podem ser vistos por hora durante o pico da chuva.
A chuva de meteoros Eta Aquáridas é causada por detritos do célebre cometa Halley, que leva cerca de 76 anos para completar uma volta ao redor do Sol. A cada vez que o objeto se aproxima do Sistema Solar interno, ele libera p edacinhos de gelo e rochas, que se espalham pelo espaço.
Quando estes fragmentos colidem com a atmosfera da Terra, eles formam a chuva de meteoros Eta Aquáridas — o nome das chuvas indica seu radiante, ou seja, a direção de onde as “estrelas cadentes” parecem vir. No caso, o radiante desta chuva fica na direção da constelação de Aquário.
Isso significa que o radiante da chuva fica mais alto (e, portanto, mais visível) para observadores no hemisfério sul. Para vê-los, a dica é procurar algum local distante das luzes urbanas e outras fontes de poluição luminosa. Depois, basta aguardar cerca de meia hora para os olhos se acostumarem à escuridão — e não tenha pressa, pois os meteoros podem ser vistos até o amanhecer.
Fotos da chuva de meteoros Eta Aquáridas
Confira algumas fotos incríveis da chuva de meteoros Eta Aquáridas:
Leia também:
- Câmera registra 300 meteoros no céu de SC; veja vídeo!
- Vídeo da NASA mostra a beleza da chuva de meteoros Perseidas; assista!
Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço