Publicidade

Odysseus: 1ª sonda privada na Lua não "acorda" e é desativada

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Intuitive Machines
Intuitive Machines

O Odysseus, lander da Intuitive Machines, adormeceu permanentemente na Lua, marcando o fim da sua missão. Segundo a empresa, seu módulo de pouso não retornou as tentativas de contato na última semana, quando era esperado que seus painéis solares recebessem luz solar e gerassem energia. 

Foi em 22 de fevereiro que o Odysseus (ou Odie) pousou na Lua, mas ficou em um ângulo diferente do esperado pelos membros da missão. Como o módulo de pouso conseguiu passar por alguns testes e enviou fotos para a Terra, a Intuitive Machines suspeitou que ele pudesse retomar as atividades após a fria noite lunar. 

Assim, a expectativa era que o Odie pudesse despertar assim que recebesse a luz do Sol. Algo do tipo aconteceu com a espaçonave SLIM, do Japão: apesar de ter pousado de cabeça para baixo e passado alguns dias em hibernação, a missão japonesa retomou as atividades após receber luz

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entretanto, isso não aconteceu. Em uma publicação no X, o antigo Twitter, a Intuitive Machines informou que os membros da missão começaram a aguardar sinais do despertar do Odie em 20 de março. 

Eles haviam projetado que haveria luz solar suficiente para carregar o sistema de energia do lander e ativar seu rádio de comunicação. Não houve resposta, e no dia 23, os controladores confirmaram que não havia erros na projeção.

No fim, a equipe concluiu que o sistema do lander não iria completar outro contato com a Terra. “Isso confirma que o Odie desapareceu permanentemente após cimentar seu legado na história como o primeiro lander comercial a pousar na Lua”, encerraram. 

Lander Odysseus 

O Odysseus é um módulo de pouso robótico, cuja missão foi desenvolvida com o apoio de US$ 120 milhões da NASA. Ele levou consigo diferentes cargas úteis, como obras de arte e diferentes instrumentos da agência espacial, enviados para ajudar os cientistas a compreenderem melhor o polo sul lunar.

O Odie fez história ao descer à região: nenhuma espaçonave privada havia pousado por lá, e para completar, não houve pousos de veículos espaciais dos Estados Unidos em nosso satélite natural desde a Apollo 17, lançada em 1972. Por isso, a missão foi considerada um verdadeiro sucesso tanto pela agência espacial quanto pela empresa.