Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Observatório em Bauru recebe câmera de monitoramento e registra 1º meteoro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Janeiro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Observatório de Astronomia da UNESP-Bauru/BRAMON
Observatório de Astronomia da UNESP-Bauru/BRAMON

O Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru, fez seu primeiro registro de um meteoro cruzando o céu em 7 de janeiro deste ano, mesmo dia em que a câmera da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) foi instalada na unidade.

Desde 2015, o Observatório Didático de Astronomia (ODA) da UNESP tem uma parceria com a rede BRAMON, mas, por falta de verbas, somente agora a unidade de Bauru recebeu o equipamento necessário para o registro de fotos e vídeos de meteoros.

Continua após a publicidade

O professor Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório, explicou que o patrulhamento dos meteoros acontece com câmeras que registram automaticamente imagens e vídeos desses fenômenos, seja de dia ou de noite, graças a um software específico para este propósito.

O projeto PATRICIA (PATRulhamento Investigativo do Céu por Imageamento Automático) conta com a participação das alunas Helena Carrara e Tainá de Andrade, que serão treinadas para analisar as imagens da estação recém-inaugurada.

Um único meteoro pode ser filmado por diversos ângulos, dependendo das estações disponíveis na localidade. Quanto mais perspectivas sobre um mesmo fenômeno, mais informações podem ser deduzidas sobre ele, desde o exato horário até o local de origem da rocha espacial.

Além de tudo isso, o monitoramento também permite rastrear o que sobrou do meteoro — o meteorito — e calcular com relativa precisão seu local de impacto. Hoje, a BRAMON possui 93 estações distribuídas em 20 estados e segue avançando com seu importante trabalho.