Observatório da NASA detecta objeto que, na verdade, era a espaçonave Tianwen-1
Por Danielle Cassita | •
Um observatório afiliado da NASA notou um objeto estranho que se movia tão rápido quanto um asteroide. Na verdade, o que foi observado não tinha nada a ver com nenhum objeto espacial: tratava-se apenas da espaçonave chinesa Tianwen-1. A missão foi lançada no dia 23, e iniciou uma jornada de sete meses em direção ao Planeta Vermelho.
- China lança missão Tianwen-1; sonda orbital e rover estão a caminho de Marte
- O que sabemos sobre a misteriosa missão chinesa que levará um rover a Marte
- Conheça a missão Hope Mars, que levará os Emirados Árabes Unidos a Marte
As imagens foram registradas pelo Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da NASA, que analisa áreas do céu em busca de objetos espaciais. Assim, os astrônomos mapeiam as trajetórias desses objetos, caso notem que algum deles está se aproximando mais do que deveria. A animação que mostra a Tianwen-1 indo para longe da Terra veio de uma das instalações dos observatórios do Havaí que, juntos, compõem o Sistema de Alerta Terrestre de Impacto de Asteroide (ATLAS).
During routine survey operations for hazardous #asteroids for @NASA’s #PlanetaryDefense Coordination Office, the @fallingstarIfA ATLAS-MLO telescope spotted China’s Tianwen-1 on its way to #Mars. Bon Voyage Tianwen-1! pic.twitter.com/Kc5SQjljgc
Essa missão é ambiciosa, e as expectativas, grandes; afinal, a China já havia tentado lançar uma missão com destino a Marte em 2011, mas não teve êxito. A Tiawen-1 é composta por uma sonda orbital, um lander e um rover, e a China espera que esta seja sua primeira missão de sucesso em Marte. Se tudo correr bem, a Tianwen-1 deverá chegar ao planeta em fevereiro do ano que vem. Então, depois de mais três meses, o rover e o lander deverão pousar na planície marciana chamada Utopia.
A Tianwen-1 é, na verdade, a segunda missão das três que começaram ou ainda irão começar uma jornada até Marte neste mês de julho – alguns dias antes, os Emirados Árabes entraram na corrida espacial com a missão Hope, a primeira tentativa do país com destino ao Planeta Vermelho. Agora, a NASA será a próxima da fila: na próxima quinta-feira (30), o rover Perseverance será lançado rumo a Marte junto do helicóptero experimental Ingenuity, como parte da missão Mars 2020.
Fonte: Space.com