Publicidade

Objeto misterioso brilha no céu do RS nesta quarta (21)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Fevereiro de 2024 às 10h34

Link copiado!

artemp3/Envato
artemp3/Envato

Um objeto brilhou no céu do Rio Grande do Sul durante a madrugada de quarta-feira (21). O fenômeno foi registrado pelas câmeras do observatório do Bate-Papo Astronômico e do Clube de Astronomia do Instituto Federal Farroupilha, do Campus Santo Ângelo. Ambos são projetos voltados para o ensino de ciências

As imagens mostram que o objeto estava em movimento, enquanto seu brilho variava. "Esse caso chamou atenção pelo fato de o brilho oscilar. É característica de objetos que estão girando no próprio eixo: ele vai girando, e a própria estrutura vai refetindo a luz solar", disse ao G1 Fabrício Colvero, fundador do Bate-Papo Astronômico.  

Confira:

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe exatamente o que é o objeto, mas já foi possível descartar a possibilidade de se tratar de um meteoro. Popularmente conhecidos como estrelas cadentes, os meteoros acontecem quando fragmentos de rochas espaciais atravessam a atmosfera da Terra, sendo queimados e emitindo luz. 

Segundo o Observatório, é possível que o brilho tenha vindo de algum pedaço de lixo espacial, formado por algum satélite desativado ou até do estágio de um foguete. "Naquele horário, não tinha nenhum objeto que acusou aqui nessa região", observou Colvero. 

No momento, os astrônomos da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) estão analisando as imagens e outros dados, que podem revelar de onde veio a luz misteriosa observada.

Continua após a publicidade

Fonte: G1