Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Objeto atinge estação espacial da China e causa apagão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Abril de 2024 às 12h12

Link copiado!

CMSE
CMSE

A estação espacial Tiangong, da China, foi atingida por um objeto espacial. Segundo a Xinhua, a mídia estatal do país, os astronautas da missão Shenzhou-17 fizeram duas caminhadas espaciais do lado externo do complexo.

Lin Xiqiang, diretor adjunto da agência espacial chinesa CMSA, declarou que o objeto atingiu os painéis solares da estação espacial. Como resultado, houve uma perda parcial no fornecimento de energia. 

Os danos foram consertados por astronautas da missão Shenzhou-17 ao longo de duas caminhadas espaciais. Os procedimentos parecem ter corrido bem.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não se sabe se o objeto era algum micrometeoroide ou se era um pedaço de lixo espacial. De qualquer forma, independentemente da origem, é certo que ambos os tipos são perigosos para estações na órbita da Terra.

Com o ocorrido, a China vai rever os procedimentos relacionados aos detritos espaciais. Além disso, a CMSA planeja realizar mais ações de proteção contra outros objetos perigosos na órbita.

De acordo com Lin, o país melhorou as capacidades de prever com precisão as órbitas da Tiangong e objetos em órbitas baixas, otimizando também os procedimentos para alertas de colisões no espaço. Eles planejam instalar uma câmera de alta definição no braço robótico da estação que, junto das câmeras nos trajes dos astronautas, vai ajudar a analisar impactos de pequenos objetos.

Não vai ser uma surpresa se o objeto tiver origem artificial. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), existem mais de 36 mil objetos com mais de 10 cm de comprimento; se considerarmos aqueles que medem entre 1 mm e 1 cm, o número aumenta para 130 milhões.

Fonte: ChinaDaily