Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que tempestades de poeira em Marte podem dizer sobre o futuro da Terra?

Por| Editado por Rafael Rigues | 17 de Maio de 2022 às 17h00

Link copiado!

ESA & MPS for OSIRIS Team
ESA & MPS for OSIRIS Team

As tempestades de poeira em Marte podem ser causadas por um desequilíbrio sazonal na quantidade de energia solar absorvida e liberada pelo planeta. O processo foi descrito em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Houston, e pode trazer informações importantes sobre como a energia na Terra afeta o desenvolvimento de tempestades fortes, como furacões, e o futuro do nosso planeta em meio às mudanças climáticas.

A fina atmosfera e a órbita altamente elíptica tornam Marte um planeta bastante suscetível a grandes mudanças de temperatura: quando se aproxima do Sol durante determinadas estações, o planeta absorve quantidades extremas de calor da nossa estrela e apresenta tempestades de poeira; depois, quando se afasta, menos energia solar é absorvida. O mesmo fenômeno ocorre na Terra, mas é mais extremo em Marte.

Continua após a publicidade

Além disso, nosso vizinho tem um desequilíbrio extremo na reserva de energia (este termo descreve a medida da energia que o planeta recebe de sua estrela e depois libera na forma de calor). Na Terra, os desequilíbrios energéticos podem ser medidos de acordo com a estação do ano, com papel significativo no aquecimento global e mudanças climáticas.

Enquanto investigam se o desequilíbrio de Marte existe em escalas de tempo maiores, os autores analisaram o que transformou o planeta no mundo gelado e árido que vemos hoje. “Marte teve oceanos e lagos no passado, mas depois passou por um aquecimento global e mudanças climáticas”, disse Liming Li, coautor do estudo.

Marte e o futuro da Terra

Considerando que as mudanças climáticas estão acontecendo na Terra, os autores analisaram o que as lições do planeta vermelho dizem sobre o futuro do nosso. Para descobrir, eles trabalharam com quatro anos "marcianos" de dados (o equivalente a quase oito anos terrestres) das órbitas e temperaturas do planeta, comparando-os às condições registradas pelas missões da NASA.

Continua após a publicidade

Ellen Creecy, autora principal do estudo, descreve que umas das descobertas mais interessantes da equipe está relacionada ao excesso energético, ou seja, a uma maior liberação de energia absorvida do que liberada, que pode causar as tempestades de poeira em Marte. “Entender como isso funciona lá traz pistas sobre o papel que a reserva de energia da Terra tem no desenvolvimento de tempestades fortes em nosso planeta”, disse.

Já Li ressaltou a importância de conhecer o passado de Marte para entender a situação da Terra. “Temos que olhar todos os pontos, todos os planetas, para conseguir uma imagem completa da evolução da Terra”, comentou. “Ganhamos muito ao estudar a história de Marte: o que são as mudanças climáticas? Qual é a fase futura do nosso planeta? O que é a evolução da Terra? Há muito que podemos aprender com outros planetas”, finalizou.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Continua após a publicidade

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences; Via: Universidade de Houston