Publicidade

O céu não é o limite! | Falha em foguete da SpaceX, Starliner, exoplaneta e +

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
SpaceX/NASA/ESA/NASA/F. Pont, Geneva University
SpaceX/NASA/ESA/NASA/F. Pont, Geneva University

Pronto para conferir nosso resumo semanal das notícias espaciais que mais se destacaram na semana? Nos últimos dias, os foguetes Falcon 9 e Ariane 6 apresentaram algumas falhas. Os ocorridos ainda vão ser investigados, e por enquanto as causas dos incidentes não foram reveladas. 

Enquanto isso, Barry Wilmore e Sunita Williams, astronautas da NASA, seguem aguardando a data de retorno para a Terra. Houve também a descoberta de uma característica nada agradável no exoplaneta HD 189733 b: é possível que este mundo tenha cheiro de ovo podre. 

Saiba mais:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Foguete da SpaceX

A semana foi agitada para a SpaceX. A companhia fundada por Elon Musk tem o plano ousado de lançar o poderoso foguete Starship 44 vezes por ano, e na quarta (10) foi revelado que as rivais Blue Origin e United Launch Alliance (ULA) apresentaram questionamentos sobre a proposta.

Em documentos enviados à Administração Federal de Aviação, a agência reguladora de voos nos Estados Unidos, ambas levantam preocupações com os danos ambientais causados pelo Starship e os riscos caso algo não corra conforme o planejado.

Na quinta (11), a empresa tentou lançar novos satélites Starlink com um foguete Falcon 9. No entanto, o estágio superior do foguete sofreu uma anomalia enquanto ia à órbita baixa da Terra, onde os satélites seriam liberados. Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu, mas segundo a empresa, o componente do foguete acabou desintegrado.  

Enquanto isso, na ISS…

Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da NASA, devem passar mais algum tempo na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles chegaram lá no início de junho a bordo da nave Starliner, da Boeing, e ainda não voltaram para casa. O motivo são as falhas que o veículo apresentou, e que ainda estão sendo analisadas pelas equipes.

Mesmo assim, a dupla confia que a espaçonave é segura o suficiente para abrigá-los no caso de alguma emergência no laboratório orbital. Ainda não há data definida para o retorno deles, mas é possível que ocorra no fim de julho.  

Continua após a publicidade

Falha no Ariane 6

Pois é, até o foguete europeu Ariane 6 deu um susto nas equipes em solo. O veículo fez seu aguardado voo inaugural na terça (9), mas sofreu uma anomalia na fase final da missão. Com o ocorrido, o foguete mudou de trajetória e nem todas as cargas úteis foram liberadas como o esperado.

Mesmo assim, a falha não deve impedir lançamentos futuros. “Estamos perfeitamente no ritmo para realizar um segundo lançamento ainda neste ano”, comentou Stéphane Israël, diretor executivo da Arianespace, a empresa francesa que opera o foguete.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, é certo que o lançamento do Ariane 6 marca o retorno da Europa ao espaço de forma independente. 

Planeta com cheiro de ovo podre e chuva de vidro

Algo não cheira bem, e talvez seja o exoplaneta HD 189733 b. Este mundo fica a 65 anos-luz da Terra, e novos dados indicam que sua atmosfera tem sulfeto de hidrogênio, que é o composto responsável pelo cheiro característico de ovo podre. 

Continua após a publicidade

O odor não é nada agradável, mas a molécula que o causa é de grande interesse científico, porque pode ajudar os cientistas a entender melhor como planetas como HD 189733 b são formados. Futuramente, os pesquisadores querem investigar o enxofre em outros planetas.