Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas da Starliner estão confiantes em volta segura para casa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Julho de 2024 às 19h00

Link copiado!

NASA/Domínio Público
NASA/Domínio Público

Parece que a estadia prolongada na Estação Espacial Internacional (ISS) não é motivo de preocupação para os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams, da NASA. Em uma transmissão nesta quarta (10), eles comentaram que “têm certeza que vão voltar em segurança para a Terra” apesar dos vários problemas técnicos na nave Starliner, da Boeing.

“Estou confiante de que se precisássemos — se tiver um problema na Estação Espacial Internacional —, entraríamos na nossa espaçonave e iríamos realizar a desacoplagem, conversar com a nossa equipe e descobrir a melhor forma de voltar para casa”, comentou Suni, astronauta da NASA e piloto da missão.

Já Wilmore comentou que “tem um sentimento bom e real no coração de que a espaçonave vai levá-los para casa, sem problemas”. Apesar de otimistas, os comentários mostram a incerteza sobre a data do tão esperado retorno da Starliner à Terra após vazamentos e falhas nos propulsores da Starliner.

Continua após a publicidade

Williams e Wilmore chegaram ao laboratório orbital em 6 de junho. O plano era que permanecessem cerca de uma semana a bordo da ISS, e depois, retornariam à Terra. Só que, após o lançamento, o veículo apresentou cinco vazamentos de hélio. As equipes em solo seguem analisando os ocorridos, e enquanto isso, a data de retorno da dupla permanece incerta.

Steve Stich, gerente de programa na NASA, não se comprometeu com uma data específica para o retorno dos astronautas, mas sugeriu que eles podem voltar à Terra no fim do mês. Se a Starliner não retornar nas próximas semanas, a porta que ela ocupa no laboratório orbital ficaria bloqueada para outra missão que deve chegar à ISS em agosto.

Fonte: Bloomberg