Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nuvem de cinzas de vulcão em Tonga é vista do espaço; veja foto tirada na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Janeiro de 2022 às 18h20

Link copiado!

NASA
NASA

A densa nuvem de cinzas da erupção do vulcão submarino em Tonga, no Pacífico Sul, foi registrada pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A sequência de imagens revela a escura nuvem de cinzas liberadas pela atividade vulcânica, que alcançou uma altitude de 39 km.

No momento da erupção, diversos satélites sobrevoavam a ilha polinésia de Tonga e registraram esta que já considerada a maior explosão vulcânica dos últimos tempos. Enquanto isso, a 400 km de altitude os astronautas a bordo da ISS também observaram a extensão das nuvens de cinza.

Continua após a publicidade

Uma sequência de quatro fotos foram feitas pela astronauta da NASA, Kayla Barron, no dia 16 de janeiro — um dia após a erupção. A ISS sobrevoava a Nova Zelândia, localizada a aproximadamente 2.000 km ao sul do vulcão em Tonga. Nas imagens, o céu aparece bem escuro pela densa nuvem de cinzas vulcânicas.

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Haʻapai já apresentava um crescimento em suas atividades nas semanas anteriores, até que, em 15 de janeiro, a erupção chamou a atenção do mundo. Não apenas por sua intensidade, como também pelos efeitos colaterais do evento, como tsunamis que atingiram partes da América do Sul e EUA.

A empresa operadora de satélites MAXAR compartilhou imagens da principal ilha do Reino de Tonga, a Tongatapu, onde é possível comparar a devastação da erupção. As equipes locais seguem trabalhando para avaliar a extensão dos danos causados.

Continua após a publicidade

Por enquanto, os alertas de tsunamis estão suspensos, mas vulcanologistas alegam que o vulcão submarino, ainda em atividade, pode entrar em erupção novamente nas próximas semanas — o que também poderia provocar outro maremoto.

Fonte: Via Space.com