Publicidade

Novas fotos do telescópio Hubble mostram mudanças em Júpiter e Urano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Março de 2023 às 18h22

Link copiado!

NASA,ESA,STScI,A. Simon,M.H.Wong,J. DePasquale
NASA,ESA,STScI,A. Simon,M.H.Wong,J. DePasquale

A NASA e a Agência Espacial Europeia divulgaram na quinta-feira (23) novas imagens de Júpiter e Urano, capturadas pelo telescópio espacial Hubble recentemente. Desde seu lançamento na década de 1990, o Hubble vem observando objetos distantes e as mudanças nas atmosferas dos planetas gasosos externos, revelando processos que ocorrem por lá.

Em meio às várias observações que realiza, o telescópio Hubble pode atuar também como uma espécie de “meteorologista interplanetário”, que acompanha os diferentes processos ocorrendo nos planetas do Sistema Solar. Através do programa Outer Planet Atmospheres Legacy (OPAL), o Hubble captura anualmente imagens anuais dos planetas gigantes e identifica fenômenos por lá.

Durante observações recentes do programa, Júpiter foi um dos planetas estudados, e apareceu em imagens capturadas em novembro de 2022 e janeiro de 2023. As novas imagens revelaram que o gigante gasoso contém uma espécie de anel de tempestades se alternando e formando um vórtex, um padrão de ondas de ciclones e anticiclones juntos, como se fossem engrenagens de uma máquina. As imagens mostram atividade ocorrendo no interior delas.

Continua após a publicidade

Se estas tempestades se aproximarem, elas podem se fundir e formar outras maiores, capazes de competir com a Grande Mancha Vermelha. Entretanto, o padrão em que estes ciclones e anticiclones estão dispostos evita o encontro. O Hubble identificou ainda nuvens a diferentes altitudes e profundidades, indicadas pelas variações de cores, e a lua Io, que foi fotografada projetando sua sombra em Júpiter.

Outra imagem traz observações do planeta realizadas no início de janeiro deste ano. Nelas, o destaque fica por conta da Grande Mancha Vermelha, a maior tempestade do Sistema Solar. Ainda, a lua Ganimedes apareceu na foto, projetando sua sombra no gigante gasoso.

Já o outro planeta observado por meio do programa foi Urano, fotografado com seu polo norte se inclinando em direção ao Sol. As novas imagens do Hubble mostram que o polo norte do planeta tem uma espécie de névoa fotoquímica similar àquela que ocorre nas cidades, e algumas pequenas tempestades parecem ocorrer nos limites dela.

Continua após a publicidade

O monitoramento da calota polar atmosférica do planeta indica que, a cada ano, ela fica maior e mais brilhante. O equinócio de Urano ocorrerá em 2028 e, quando acontecer, a calota pode ficar ainda mais brilhante. Como ela estará diretamente voltada para a Terra, será possível observar esta estrutura, o sistema de anéis do planeta e seu polo norte com maior clareza.

Fonte: ESA, Hubble site