Publicidade

Nova tentativa de lançamento do 1º foguete produzido por impressão 3D falha

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Março de 2023 às 11h04

Link copiado!

Relativity Space/Trevor Mahlmann
Relativity Space/Trevor Mahlmann

A Relativity Space realizou novas tentativas de lançamento do foguete Terran 1 no sábado (11), sem sucesso. O foguete, produzido quase totalmente por impressão 3D, seria lançado de uma plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, ao longo de uma janela de três horas, mas o lançamento foi suspenso diversas vezes. A empresa realizará uma nova tentativa, ainda sem data definida.

As tentativas de lançamento do veículo começariam às 15h, no horário de Brasília, mas foram adiadas devido a ventos soprando mais forte do que o estabelecido nos limites de segurança. Quando as condições melhoraram, a Relativity Space tentou o lançamento às 16h35, mas suspendeu a operação quando faltavam apenas 70 segundos para o foguete deixar o solo, em função de uma embarcação na zona de restrição para o lançamento.

Já às 16h42, a empresa tentou lançar o Terran 1 novamente, mas houve um aborto automático quando faltava menos de um segundo para o veículo voar. Os nove motores Aeon 1 foram acionados brevemente, mas segundo Clay Walker, diretor de lançamento, eles acabaram desativados devido a “uma violação dos critérios de lançamento”.

Continua após a publicidade

A segunda tentativa aconteceu às 18h, já no fim da janela de lançamento, mas acabou suspensa 45 segundos antes de o foguete sair da plataforma. Desta vez, o aborto foi causado por um problema de pressão no segundo estágio do foguete, que estava baixa demais. “Provavelmente encerramos por hoje. Vamos proteger o veículo, obrigado por jogar”, disse Walker, durante a transmissão do lançamento.

Chamada "Good Luck, Have Fun" (“Boa Sorte, Divirta-se”, em tradução livre), a missão não levaria cargas úteis ao espaço; o foguete tinha em seu interior apenas um componente de um teste de impressão 3D que falhou. A Relativity Space fez suas primeiras tentativas de lançamento do Terran 1 na última semana, também sem sucesso.

Continua após a publicidade

O Terran 1 é um foguete que tem cerca de 85% da estrutura de seu propulsor produzida por meio de impressão 3D. Ele foi projetado para levar cargas úteis de até 1,2 tonelada para a órbita baixa da Terra e, se conseguir alcançar o espaço, a Relativity Space vai usar a técnica de impressão para desenvolver o Terran R, um lançador totalmente reutilizável.

Fonte: Via: Space.com