Nova foto do Hubble mostra a impressionante beleza de um "berçário" estelar

Nova foto do Hubble mostra a impressionante beleza de um "berçário" estelar

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 24 de Agosto de 2021 às 11h00
ESA/NASA

As vastas nuvens de gás e poeira pelo universo oferecem aos cientistas a oportunidade de observar a formação de estrelas e, consequentemente, de seus respectivos sistemas planetários — fornecendo, inclusive, pistas sobre a formação do Sistema Solar. A cerca de 4.900 anos-luz de distância da Terra, está a nebulosa AFGL 5180 — e o Telescópio Espacial Hubble capturou uma imagem deslumbrante que revela estrelas nascendo nesse "berçário" estelar.

A nebulosa AFGL 5180 fica localizada na constelação de Gêmeos. Esta é uma região de formação de estrelas com a densidade certa de poeira e gás. Eventualmente, seu material entre em colapso e, então, nasce uma estrela. A quantidade de poeira na nebulosa proporciona uma linda paisagem de cores e luz, mas ela esconde o brilho das jovens estrelas.

(Imagem: Reprodução/ESA/NASA)

Mesmo assim, a imagem divulgada pela NASA no último dia 13 de agosto mostra as luzes de uma estrela massiva em formação em meio a nuvem densa de poeira. "A luz desta estrela está escapando e chegando até nós iluminando essas cavidades, como um farol que atravessa as nuvens de tempestade", informou a NASA em nota.

A imagem foi registrada pelo instrumento Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble, projetado para capturar imagens detalhadas em luz visível e infravermelha — por isso estrelas jovens, como as que estão na nebulosa AFGL 5180, podem ser vistas com clareza. Além de obter mais respostas sobre a evolução estelar, os astrônomos esperam compreender também o passado do Sistema Solar ao estudar esses sistemas ainda em formação.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.