Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nissan revela conceito de rover lunar em parceria com a JAXA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Dezembro de 2021 às 13h52

Link copiado!

Nissan/JAXA
Nissan/JAXA

A Nissan apresentou um conceito de rover lunar fruto da parceria entre a agência espacial japonesa (JAXA) e a fabricante de automóveis. O objetivo é aplicar toda a experiência no controle de motores e rodas da montadora para garantir um deslocamento eficaz sobre a superfície acidentada da Lua.

O Space Exploration Innovation Hub Center, da JAXA, tem conduzido pesquisas com a Nissan desde janeiro de 2020. O rover definitivo deverá ser capaz de se deslocar por entre as rochas lunares e sobre a superfície irregular da Lua, além de garantir um sistema eficaz de energia solar.

Continua após a publicidade

Para isso, a Nissan fornece todo seu conhecimento e tecnologia automotiva já desenvolvida em sua produção de veículos elétricos para o mercado, como os modelos Leaf e o Ariya e-4ORCE.

Segundo o gerente geral do Departamento de Engenharia de Veículos Avançados da Nissan, a montadora e a JAXA planejam conduzir a pesquisa conjunta por mais um ano, apesar de não haver previsão para a conclusão do desenvolvimento do rover.

O diretor da JAXA, Ikkoh Funaki, disse que a agência aplicará os resultados da pesquisa à exploração espacial futura. Funaki também destacou as colaborações em andamento com empresas, universidades e institutos de pesquisa para a criação de projetos com grande potencial de inovação e comercialização.

Vale destacar que a JAXA e a Toyota também vêm trabalhando juntas no desenvolvimento de um veículo lunar, previsto para ser enviado à Lua em 2029, chamado Lunar Cruiser.

Continua após a publicidade

Fonte: Nissan