Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lunar Cruiser é o nome do rover lunar pressurizado da JAXA com a Toyota

Por| 02 de Setembro de 2020 às 12h40

Link copiado!

Toyota/JAXA
Toyota/JAXA

A agência espacial japonesa JAXA e a Toyota vêm trabalhando juntas no desenvolvimento de um rover lunar pressurizado, capaz de transportar astronautas pelo terreno lunar. Agora, o rover já tem nome: representantes das duas entidades revelaram que o veículo se chamará Lunar Cruiser. Se tudo correr bem, o rover pressurizado deverá ser lançado no final da década.

O nome foi selecionado com inspiração no SUV Land Cruiser, também da Toyota. Enquanto isso, o comunicado explica o nome foi escolhido também "por causa do sentimento familiar que ele oferece às pessoas envolvidas no desenvolvimento e produção do protótipo do veículo como parte do projeto de pesquisa, além da familiaridade que irá promover ao público geral".

Continua após a publicidade

A JAXA e a Toyota estão trabalhando juntas no desenvolvimento do rover lunar há algum tempo, e a ideia é que o veículo seja alimentado por células de combustível e energia. Já neste ano, a parceria deverá contribuir para a construção de peças de teste para cada parte do veículo, bem como para um protótipo. Para o trabalho, elas utilizam simulações para confirmar como é o desempenho de energia e dissipação de calor durante a condução, fabricação e avaliação de protótipos de pneus e realidade virtual e modelos em escala real para definir o layout dos equipamentos que estarão na cabine do rover.

Além disso, a JAXA, a Mitsubishi Heavy Industries e a Toyota vêm realizando reuniões de estudo do grupo Team Japan Working Group com indústrias diversas para debater o tema de "uma sociedade lunar pioneira criar por um rover pressurizado tripulado". A ideia dessas reuniões é discutir como o rover pressurizado poderá ser o ponto de partida para uma futura sociedade estabelecida na Lua, além de, claro, os desafios envolvidos nesta empreitada.

Este projeto é ambicioso e é bastante provável que seja necessária a cooperação internacional para transformá-lo em realidade. Talvez a NASA seja essa parceira, principalmente porque a agência espacial dos EUA já tem planos para lançar um rover ao território lunar em 2025.

Fonte: JAXA, Space.com