/i391924.jpeg)
Lunar Cruiser é o nome do rover lunar pressurizado da JAXA com a Toyota
A agência espacial japonesa JAXA e a Toyota vêm trabalhando juntas no desenvolvimento de um rover lunar pressurizado, capaz de transportar astronautas pelo terreno lunar. Agora, o rover já tem nome: representantes das duas entidades revelaram que o veículo se chamará Lunar Cruiser. Se tudo correr bem, o rover pressurizado deverá ser lançado no final da década.
- Toyota se une à JAXA e mostra conceito de rover lunar totalmente pressurizado
- NASA deve desenvolver rover lunar pressurizado com a JAXA e a Toyota
O nome foi selecionado com inspiração no SUV Land Cruiser, também da Toyota. Enquanto isso, o comunicado explica o nome foi escolhido também "por causa do sentimento familiar que ele oferece às pessoas envolvidas no desenvolvimento e produção do protótipo do veículo como parte do projeto de pesquisa, além da familiaridade que irá promover ao público geral".

A JAXA e a Toyota estão trabalhando juntas no desenvolvimento do rover lunar há algum tempo, e a ideia é que o veículo seja alimentado por células de combustível e energia. Já neste ano, a parceria deverá contribuir para a construção de peças de teste para cada parte do veículo, bem como para um protótipo. Para o trabalho, elas utilizam simulações para confirmar como é o desempenho de energia e dissipação de calor durante a condução, fabricação e avaliação de protótipos de pneus e realidade virtual e modelos em escala real para definir o layout dos equipamentos que estarão na cabine do rover.
Além disso, a JAXA, a Mitsubishi Heavy Industries e a Toyota vêm realizando reuniões de estudo do grupo Team Japan Working Group com indústrias diversas para debater o tema de "uma sociedade lunar pioneira criar por um rover pressurizado tripulado". A ideia dessas reuniões é discutir como o rover pressurizado poderá ser o ponto de partida para uma futura sociedade estabelecida na Lua, além de, claro, os desafios envolvidos nesta empreitada.
Este projeto é ambicioso e é bastante provável que seja necessária a cooperação internacional para transformá-lo em realidade. Talvez a NASA seja essa parceira, principalmente porque a agência espacial dos EUA já tem planos para lançar um rover ao território lunar em 2025.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.