NGC 4632 | Encontrada mais uma galáxia de tipo raro

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  •

Domínio público

Duas novas galáxias de anel polar parecem ter sido encontradas. A descoberta foi feita por uma equipe internacional de astrônomos, e sugere que as galáxias deste tipo sejam mais comuns do que pensávamos até então.

Como o nome indica, as galáxias deste tipo são cercadas por anéis de gás e estrelas inclinados 90º em relação aos seus discos. É possível que estes anéis tenham sido formados quando a galáxia maior consumiu uma menor, e sua gravidade arrancou matéria da outra envolvida no encontro.

Observações na luz visível mostraram tais anéis em apenas 0,5% das galáxias lenticulares próximas — daí a surpresa dos autores ao encontrar os anéis nas galáxias NGC 4632 e NGC 6156, localizadas a 56 milhões e 150 milhões de anos-luz da Terra, respectivamente.

Jayanne English, membro da equipe, usou dados da luz visível e infravermelha obtidos pelo telescópio Subaru para analisar os discos delas. Depois, com o radiotelescópio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP), os autores analisaram a distribuição de gás em meio milhão de galáxias.

Foi assim que eles descobriram os anéis que, pela primeira vez, foram observados com o ASKAP, que revelou a luz vinda do hidrogênio frio. As cores na imagem representa os movimentos orbitais do gás, representando também a matéria gasosa se movendo em direção à Terra.

Nos próximos passos, os autores querem confirmar se as galáxias são realmente do tipo anel polar. Para isso, eles vão usar diferentes instrumentos para estudá-las, como o radiotelescópio MeerKAT, na África do Sul.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society; Via: Queen's University