Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nave Starliner da Boeing fará seu primeiro voo tripulado à ISS em agosto

Por| 24 de Março de 2020 às 14h41

Link copiado!

Boeing
Boeing

A Boeing agendou um novo lançamento para sua primeira nave espacial tripulável, a Starliner, para o dia 31 de agosto. Ela deverá viajar com uma tripulação a bordo para a Estação Espacial Internacional (ISS), de acordo com uma fonte da indústria espacial russa, que não foi identificada.

Desenvolvida para levar astronautas norte-americanos ao espaço, a Starliner é financiada pela iniciativa Commercial Crew Program, da NASA. É que, desde 2011, quando o programa de ônibus espacial foi cancelado, os EUA precisam alugar vagas na nave russa Soyuz para enviar seu pessoal à ISS. Com a Starliner, a NASA espera voltar a lançar seus astronautas por conta própria.

Continua após a publicidade

Outra empresa que faz parte do mesmo projeto é a SpaceX, com a nave Crew Dragon, cujo primeiro lançamento com pessoas a bordo está marcado para o mês de maio - isto é, se a situação com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) não complicar o cronograma da empresa. Ambos os lançamentos são de grande importância não apenas histórica, mas econômica, já que cada assento no Soyuz custa à NASA mais de US$ 70 milhões.

Em dezembro de 2019, a Starliner realizou seu primeiro voo de teste para a ISS, mas a acoplagem na estação foi cancelada depois de uma falha durante o voo. Apesar de um lançamento bem-sucedido, a nave passou por uma anomalia e não conseguiu completar a missão, pois não seria capaz de chegar ao destino. Este voo não foi tripulado, mas serviu para que a Boeing e a NASA fizessem os devidos testes antes de transportar astronautas pela primeira vez.

Fonte: Space Daily