Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nave espacial Soyuz segue à ISS após lançamento ser adiado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Março de 2024 às 11h43

Link copiado!

NASA/Bill Ingalls
NASA/Bill Ingalls

Mais astronautas estão a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS). Após um adiamento na quinta-feira (21), uma espaçonave Soyuz, da Rússia, foi lançada no sábado (23), levando o cosmonauta Oleg Novitsky, a astronauta da NASA Tracy Dyson e Marina Vasilevskaya, da Bielorrússia. 

A missão foi lançada às 9h36 no horário de Brasília com um foguete Soyuz-2.1a. Segundo informações da NASA, a previsão é que a Soyuz seja acoplada à ISS nesta segunda por volta das 12h09. Originalmente, o lançamento aconteceria na quinta-feira (28), mas foi adiado devido a um problema em uma fonte de energia. 

Marina Vasilevskaya já foi instrutora de voo na Belavia Airlines, e se tornou agora a primeira mulher da Biolorus a ir ao espaço. Ela foi selecionada para a missão por um concurso organizado pela Academia Biolorussa de Ciências e pela agência espacial do país.

Continua após a publicidade

A bielorussa foi uma das seis finalistas em meio a mais de 3 mil candidatas. "Ela é uma comissária de bordo, este é o outro trabalho dela, e como você sabe, os comissários não só servem bebidas", disse Dyson, sobre a participação de Vasilevskaya no voo. 

"Eles são responsáveis principalmente pela nossa segurança pessoal a bordo da aeronave, de modo que ela não é estranha a situações de emergência, ao que fazer e como ficar calma nelas", acrescentou.

Já Novitsky é o comandante da espaçonave, e está em seu quarto voo espacial. Ele já acumulou mais de 530 dias no espaço em suas missões anteriores, lançadas em 2013, 2017 e 2021. Já Dyson está em sua terceira missão à ISS, e soma mais de 188 dias no espaço

Continua após a publicidade

Vasilevskaya e Novitskiy devem passar 12 dias na ISS, e depois vão retornar à Terra junto da astronauta da NASA Loral O'Hara, a bordo da Soyuz MS-24. Quando chegar ao laboratório orbital, o trio vai ser recebido por Oleg Kononenko, o comandante da Expedição 70.

No momento, a ISS abriga também os cosmonautas Nikolai Chub e Alexander Grebenkin, além de O'Hara, Matthew Dominick e Jeanette Epps.

Fonte: NASA, collectSPACE