NASA vai distribuir mudas das sementes que foram ao espaço na Artemis I
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Parece que nosso planeta vai ter uma nova geração de árvores da Lua. A NASA e o Serviço Florestal dos Estados Unidos vão distribuir e plantar mudas vindas de sementes especiais — ou, melhor dizendo, espaciais. Tais sementes estavam em um kit, que foi levado à órbita da Lua durante a missão Artemis I.
- Árvores da Lua: onde foram plantadas as sementes enviadas ao espaço?
- Artemis vs Apollo: qual a diferença entre estas missões da NASA à Lua?
O kit tinha quase duas mil sementes de cinco diferentes espécies de árvores, que vão ser distribuídas entre bibliotecas, escolas, museus e outras organizações semelhantes. “Com a ajuda do Departamento de Agricultura do Serviço Florestal, essa nova geração de ‘árvores lunares’ vai plantar o espírito da exploração em nossas comunidades”, declarou Bill Nelson, administrador da NASA.
Em sua fala, ele se referiu à iniciativa de Stuart Roosa, piloto do módulo de comando na missão Apollo 14. Ele havia trabalhado como saltador de fumaça no Serviço Florestal e, na missão, levou centenas de sementes de árvores em seu kit de preferência pessoal. Após o retorno à Terra, as sementes foram distribuídas entre os Estados Unidos e outras nações.
Não há informações exatas sobre quais foram os países que receberam as sementes, mas a NASA conseguiu rastrear a localização de parte delas. Algumas das sementes foram plantadas no Brasil, originando árvores lunares em Brasília e no Rio Grande do Sul.
Agora, a agência espacial quer levar adiante o legado do programa Apollo, produzindo uma nova geração de árvores lunares. As equipes do Serviço Florestal coletaram as sementes e as germinaram, produzindo as mudas que vão ser plantadas para formar novas árvores lunares.
As instituições interessadas nas mudas devem se candidatar através de um formulário até o dia 6 de outubro. Depois, a NASA e o Serviço Florestal vão avaliar as candidaturas enviadas para determinar a viabilidade do plantio. As mudas devem ser distribuídas entre 2023 e 2024.
Fonte: NASA