Publicidade

NASA quer ajuda de astrônomos amadores para estudar Urano e Netuno

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA
NASA

A sonda New Horizons, da NASA, vai observar Urano e Netuno em setembro. Para tornar os dados sobre os planetas ainda mais completos, a agência espacial convida astrônomos amadores de todo o mundo a observar os gigantes gelados e publicar os resultados nas redes sociais.

Além da New Horizons, a campanha vai contar também com o telescópio Hubble. A sonda vai utilizar sua câmera colorida, capturando imagens dos planetas a partir do Cinturão de Kuiper, a bilhões de quilômetros da Terra. Desta forma, os dados vão mostrar nossos vizinhos em uma nova perspectiva, que pode ajudar os cientistas a entender melhor suas atmosferas.

Alan Stern, investigador principal da New Horizons, explica que a combinação das informações da sonda com aquela dos telescópios da Terra vai ajudar a suplementar e até fortalecer os modelos das atmosferas de Urano e Netuno.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mas, afinal, como os astrônomos amadores podem contribuir? Para isso, basta que os observadores publiquem as imagens que conseguirem, os detalhes de como foram feitas e os filtros utilizados. As postagens podem ser feitas tanto no Facebook quanto no X, o antigo Twitter, e devem conter a hashtag #NHIceGiants.

Depois, a equipe da New Horizons vai coletar as imagens e as informações publicadas. “Até [observações feitas] com telescópios amadores com apenas 40 cm, estas observações complementares vão ser extremamente importantes”, acrescentou Stern.

As imagens capturadas pelo telescópio Hubble devem ser disponibilizadas publicamente no fim de setembro. A equipe da New Horizons espera receber as fotos feitas pela sonda até o fim do ano, e o material também vai ser publicado.

Para conferir as informações da campanha e detalhes para as observações dos planetas, é só acessar o site da New Horizons.

Fonte: NASA