NASA promete lançar o telescópio espacial James Webb em março de 2021

Por Patrícia Gnipper | 06 de Janeiro de 2020 às 12h00
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Com anos de atraso, o telescópio espacial James Webb, sucessor do Hubble, será mesmo lançado em março de 2021, garante a NASA. Ele será muito mais potente que seu antecessor, sendo capaz de desvendar ainda mais mistérios sobre o universo.

Para cumprir este prazo, a agência espacial dos Estados Unidos precisa concluir com êxito uma série de passos em 2020, incluindo testes finais. O aparato está, no momento, sendo "embalado" para transporte, depois de passar por testes de implantação que foram bem sucedidos. O próximo passo é submeter o telescópio a vibrações que ele experimentará durante o lançamento, para garantir que nada seja danificado quando o voo acontecer.

Processo de montagem do James Webb (Foto: NASA)

Depois disso, chega a vez de testar mais uma vez sua implantação, garantindo que os testes anteriores não tenham gerado novos problemas, para então os preparativos finais serem realizados. Um dos passos mais importantes neste processo final será a substituição de alguns componentes eletrônicos que falharam em testes anteriores, o que, segundo Eric Smith, da NASA, é algo que nunca foi feito neste telescópio até então.

Mas Smith garante que a maior parte do trabalho com o James Webb já está concluída. "Já temos o telescópio espacial James Webb pronto. O que precisa fazer agora é garantir que ele funcione como o planejado", declarou. Pelo menos 14 testes ainda serão feitos com o James Webb em 2020.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.