Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA promete lançar o telescópio espacial James Webb em março de 2021

Por| 06 de Janeiro de 2020 às 12h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Com anos de atraso, o telescópio espacial James Webb, sucessor do Hubble, será mesmo lançado em março de 2021, garante a NASA. Ele será muito mais potente que seu antecessor, sendo capaz de desvendar ainda mais mistérios sobre o universo.

Para cumprir este prazo, a agência espacial dos Estados Unidos precisa concluir com êxito uma série de passos em 2020, incluindo testes finais. O aparato está, no momento, sendo "embalado" para transporte, depois de passar por testes de implantação que foram bem sucedidos. O próximo passo é submeter o telescópio a vibrações que ele experimentará durante o lançamento, para garantir que nada seja danificado quando o voo acontecer.

Continua após a publicidade

Depois disso, chega a vez de testar mais uma vez sua implantação, garantindo que os testes anteriores não tenham gerado novos problemas, para então os preparativos finais serem realizados. Um dos passos mais importantes neste processo final será a substituição de alguns componentes eletrônicos que falharam em testes anteriores, o que, segundo Eric Smith, da NASA, é algo que nunca foi feito neste telescópio até então.

Mas Smith garante que a maior parte do trabalho com o James Webb já está concluída. "Já temos o telescópio espacial James Webb pronto. O que precisa fazer agora é garantir que ele funcione como o planejado", declarou. Pelo menos 14 testes ainda serão feitos com o James Webb em 2020.

Fonte: Space.com