Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA presta homenagem à atriz Nichelle Nichols

Por| 01 de Agosto de 2022 às 18h45

Link copiado!

Desilu Productions
Desilu Productions
Tudo sobre NASA

A agência espacial norte-americana (NASA) prestou nesta segunda-feira (1) uma homenagem à atriz Nichelle Nichols, a "Tenente Uhura" na série original de Star Trek. Ela morreu de causas naturais no último sábado (30 de julho), aos 89 anos.

Ao longo de três temporadas de Star Trek, entre 1966 e 1969, Nichols inovou ao interpretar uma das primeiras personagens femininas negras recorrentes na televisão dos EUA. Mas sua influência na exploração do espaço foi além da ficção: uma década após o fim da série, ela apareceu em um filme promocional da NASA destinado a recrutar mulheres e pessoas de cor para se candidatarem a astronautas.

O filme surtiu efeito. A turma seguinte de astronautas, selecionada em 1978, incluiu Guy Bluford, o primeiro norte-americano negro no espaço, e Sally Ride, a primeira mulher norte-americana no espaço.

Continua após a publicidade

O administrador da NASA, Bill Nelson, lembrou Nichols em um comunicado:

“Nichelle Nichols foi uma atriz pioneira, defensora e amiga querida da NASA. Em uma época em que as mulheres negras raramente eram vistas na tela, o retrato de Nichelle como Nyota Uhura em Star Trek era um espelho para a América que fortalecia os direitos civis”, disse o administrador Bill Nelson.

“Os esforços de Nichelle transcenderam a televisão e transformaram a NASA. Depois da Apollo 11, ela assumiu a missão de inspirar mulheres e pessoas de cor a se juntarem a esta agência, mudar a cara do STEM e explorar o cosmos. A missão de Nichelle é a missão da NASA. Hoje, enquanto trabalhamos para enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua no programa Artemis, a NASA é guiada pelo legado de Nichelle Nichols.”

Continua após a publicidade

Em 2021 a NASA publicou em seu canal no YouTube um vídeo chamado "Nichelle Nichols: Woman on a NASA Mission", que retrata o impacto que os esforços da atriz tiveram em futuras gerações de funcionários da agência. Em 2001 o asteroide 2001 QB154 foi rebatizado como "68410 Nichols" em sua homenagem.