Publicidade

Nichelle Nichols, de Star Trek, morre aos 89 anos

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Agosto de 2022 às 10h44

Link copiado!

Desilu Productions
Desilu Productions

Morreu no último sábado, dia 30 de julho, Nichelle Nichols, mais conhecida pela franquia Star Trek. A atriz estava com 89 anos e ficou conhecida mundialmente por interpretar a Tenente Nyota Uhura na série da NBC entre 1966 e 1969.

A atuação de Nichols na série Star Trek abriu portas para outras atrizes negras em Hollywood, uma vez que sua personagem contrariava as escalações de pessoas negras para o cinema e televisão na época, que eram selecionadas principalmente para interpretarem prestadores de serviços.

Vida e carreira

Continua após a publicidade

Nichelle Nichols, registrada como Grace Dell Nichols, nasceu em 28 de dezembro de 1932 em Robbins, no subúrbio da cidade de Chicago. Além de atriz, trabalhou como modelo e também fez peças da Broadway.

Em Star Trek, Nichols também fez história ao protagonizar o primeiro beijo inter-racial da televisão norte-americana, contracenando com William Shatner. A cena foi ao ar um ano após a Suprema Corte do país anular leis que proibiam casamento entre raças diferentes.

Continua após a publicidade

O impacto de Nichelle em Star Trek foi tão forte que ela se tornou embaixadora da NASA em 1977, com a tarefa de fortalecer o treinamento de mulheres e outras minorias para trabalhar na agência. Em 2012, a atriz foi creditada pela própria NASA como uma inspiração para as carreiras de Sally Ride, a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, e dos astronautas Judith Resnik, Ronald McNair e Frederick Gregory.