Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA precisa mudar missão que vai trazer amostras de Marte à Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Outubro de 2023 às 15h33

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

A NASA está revendo os planos para trazer amostras de Marte à Terra. A necessidade da alteração foi decidida após uma análise independente concluir que a arquitetura da campanha Mars Sample Return não é realista em relação ao orçamento e nem ao cronograma.

A Mars Sample Return é uma campanha desenvolvida pela NASA e pela Agência Espacial Europeia, que vão trabalhar juntas para trazer amostras da superfície de do Planeta Vermelho à Terra. Para isso, as amostras coletadas durante a missão Mars 2020 vão ser posicionadas em locais estratégicos, sendo recuperadas e inseridas no veículo Mars Ascent Vehicle.

Este vai decolar da superfície marciana, levando o contêiner com as amostras à órbita do planeta. Ali, entra em ação o orbitador Earth Return, que vai capturar o contêiner com o material e inseri-lo em uma cápsula de entrada à Terra. O orbitador nave vai seguir viagem ao nosso planeta, trazendo a cápsula.

Continua após a publicidade

O comitê apresentou os resultados da análise da campanha em setembro. Eles apontam que é quase zero a probabilidade de o lander de coleta de amostras e o orbitador de retorno à Terra, que são os elementos principais da campanha, estarem prontos para serem lançados até o fim da década.

Sandra Connelly, membro da NASA, afirmou que a agência espacial convocou uma equipe para trabalhar nas recomendações. “Queremos garantir que estamos levando em consideração as descobertas e recomendações para podermos estruturas este programa para ter sucesso”, disse.

Ela lidera o grupo de resposta às recomendações, que vai desenvolver uma nova arquitetura para a campanha. Segundo Connelly, a arquitetura revisada deve estar pronta até o fim de março.

Continua após a publicidade

Alguns membros da nova equipe estão avaliando propostas há algumas semanas, e planejam selecionar de duas a três alternativas. Assim que uma delas for escolhida pela NASA, ela deve ser avaliada até o fim de 2024 e, depois, vai passar por uma análise necessária para sua confirmação. No fim do processo, a NASA vai apresentar uma proposta formalizada de custos e cronograma.

Fonte: SpaceNews