Publicidade

Qual é o raio da Terra?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Abril de 2023 às 19h00

Link copiado!

Tempus/Envato
Tempus/Envato

A Terra é uma esfera com um raio de 6.371 quilômetros e, multiplicando este valor por 2, um diâmetro de 12.742 km. Estes valores, porém, consideram o planeta uma esfera perfeita, ignorando as variações do relevo.

O fato de que o globo é, na verdade, ligeiramente achatado nos polos — semelhante à uma laranja. Esse achatamento quase não é perceptível: são apenas 40 km de diferença nos diâmetros medidos na direção do Equador e na direção Norte-Sul.

Continua após a publicidade

A humanidade já conhece estas medidas há mais de dois mil anos, graças aos cálculos realizados pelo matemático Eratóstenes, nascido em Cirene, atual Líbia. Satélites atuais mostram que o estudioso errou o valor da circunferência — cuja fórmula é 2π vezes o raio — por apenas 500 km, algo impressionante considerando as limitações da época.

Para se ter uma ideia da dimensão do planeta, podemos comparar a distância até o centro da Terra com distâncias na superfície. Os 6.371 km do raio terrestre seriam equivalentes a aproximadamente 15 viagens de São Paulo ao Rio de Janeiro. Além disso, a medida é mais que o dobro da distância entre os pontos mais próximos do Brasil e da África: são 2.839 km até o continente do outro lado do Atlântico.

E o raio de outros planetas?

A Terra já é imensa com seu raio de pouco mais de 6.000 km, mas outras medidas no sistema solar são ainda maiores. Urano (25.362 km) possui um raio quatro vezes maior, enquanto o de Saturno é nove vezes o terrestre (58.232 km) . Júpiter, o maior planeta no nosso sistema, possui um raio de quase 70.000 km — 11 vezes maior que o da Terra.

Continua após a publicidade

Nosso planeta, porém, fica na frente de Vênus, Marte e Mercúrio quando o assunto é tamanho. Vênus tem apenas 300 km a menos de raio (6.052 km), mas o de Marte é quase a metade (3.390 km) do nosso, enquanto o de Mercúrio é aproximadamente um terço (2.440 km). O raio do planeta anão Plutão é cerca de 1/5 do da Terra.