Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA levará amostras de trajes espaciais a Marte com o rover Perseverance

Por| 29 de Julho de 2020 às 15h30

Link copiado!

NASA levará amostras de trajes espaciais a Marte com o rover Perseverance
NASA levará amostras de trajes espaciais a Marte com o rover Perseverance
Tudo sobre NASA

A missão Mars 2020, da NASA, que será lançada na manhã desta quinta-feira (30), vai estudar a história e os processos geológicos da superfície marciana, além de buscar por sinais de vida antiga em Marte. Mas a agência espacial também aproveitará a oportunidade para testar tecnologias futuras, como trajes espaciais dos astronautas que, um dia, irão ao Planeta Vermelho.

Amy Ross, designer de trajes espaciais da NASA, disse que a agência espacial enviará cinco amostras de materiais que estão sendo cogitados para a confecção das peças, incluindo uma viseira de capacete. As amostras estarão a bordo do rover Perseverance e, uma vez em Marte, terão suas propriedades testadas. A chegada da missão por lá está prevista para fevereiro de 2021.

Com esse teste, a NASA pretende descobrir se os materiais dos trajes são capazes de proteger os futuros astronautas do hostil ambiente marciano, incluindo dos raios solares intensos, que passam pela atmosfera fina do planeta.

Continua após a publicidade

As amostras estarão ao lado de um fragmento de um meteorito marciano que a Mars 2020 também levará consigo. Você não leu errado: a missão levará de volta para Marte um meteorito que veio de lá e caiu na superfície terrestre. É que, para calibrar o laser do instrumento SHERLOC com alta precisão, será necessário um pedaço de rocha marciana. Assim, os cientistas da missão saberão o que estão vendo pela câmera da sonda.

Então, as amostras de trajes espaciais estarão junto deste meteorito, em uma espécie de bandeja acoplada ao SHERLOC. De acordo com Ross, os materiais incluem o teflon, vectran e uma composição chamada orto - ela é formada por Nomex (material resistente a chamas encontrado em roupas de bombeiro), Gore-Tex (que é à prova d'água) e kevlar (usado em coletes à prova de balas).

Também há um pedaço de policarbonato, que é usado para viseiras de capacete. Ele é interessante porque ajuda a reduzir a luz ultravioleta e não quebra, mesmo com impactos - que podem acontecer a qualquer momento em um lugar como Marte. Materiais como kevlar e vectran também são utilizados em trajes espaciais, mas sabemos de suas capacidades em lugares como a Estação Espacial Internacional, e não no Planeta Vermelho.

Continua após a publicidade

Quando estiver em Marte, o SHERLOC poderá obter dados dessas amostras e saber se elas estão se decompondo pela radiação ou se ela resiste, e por quanto tempo resiste. A NASA já realizou testes com esses materiais em laboratórios, e os resultados serão comparados com o que acontecer em Marte.

O lançamento da Mars 2020 acontecerá às 08h50 da manhã (horário de Brasília) desta quinta-feira (30), com transmissão ao vivo sendo realizada pela NASA. O Canaltech estará acompanhando tudo em tempo real; portanto fique ligado para conferir todos os detalhes!

Fonte: NASA