Publicidade

NASA lança jogo online para divulgar o telescópio espacial Nancy Grace Roman

Por| Editado por Rafael Rigues | 07 de Junho de 2022 às 16h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA desenvolveu um jogo online para divulgar sua próxima ferramenta de exploração do universo, o telescópio espacial Nancy Grace Roman. Chamado “Roman Space Observer Game”, o game desafia o jogador a usar o telescópio para capturar uma série de objetos cósmicos, como galáxias e buracos negros, que passam pela tela.

O jogo é grátis, roda no navegador e tem uma interface bem simples, com gráficos retrô no estilo dos sistemas de 8 bits. O jogador manipula o telescópio Nancy Grace Roman (os "quadradinhos azuis" na imagem abaixo) enquanto objetos cósmicos passam rapidamente pela tela.

O objetivo é posicionar o telescópio, usando as teclas direcionais, sobre um objeto e pressionar espaço para "capturá-lo", fazendo o maior número de pontos possível em 1 minuto. Cada tipo de objeto cósmico vale uma quantidade de pontos diferente.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores do jogo disseram que o objetivo é, além de apresentar a ciência que o "Nancy" desenvolverá no espaço, informar sobre os incríveis objetos que serão estudados por ele. A lista inclui supernovas, exoplanetas que não orbitam estrelas (chamados "desgarrados") e até o telescópio espacial James Webb, lançado no final do ano passado.

O lançamento do Nancy Grace Roman está previsto para meados desta década, e ele será o telescópio espacial mais avançado da NASA. Sua missão ajudará a entender grandes mistérios como a evolução do universo e seu destino, exoplanetas e galáxias bem distantes, além da energia escura e matéria escura. Ele ficará em um órbita semelhante à do James Webb, em ponto orbital a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, conhecido como Ponto de Lagrange 2 (L2).

Continua após a publicidade

Fonte: NASA