Publicidade

NASA envia música da rapper Missy Elliott para Vênus

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Julho de 2024 às 12h21

Link copiado!

JAXA/ISAS/DARTS/Kevin M. Gill
JAXA/ISAS/DARTS/Kevin M. Gill

Na sexta (12), a NASA enviou a Vênus não uma missão, mas sim a letra da música The Rain (Supa Dupa Fly), da rapper norte-americana Missy Elliot. O projeto é resultado de uma colaboração entre a artista e a agência espacial, que trabalharam juntas para transmitir uma mensagem inspiradora e a letra da canção ao "planeta infernal". 

"Ainda não acredito que vou sair deste mundo com a NASA por meio da Deep Space Network quando 'The Rain (Supa Dupa Fly)' se tornar a primeira música de hip-hop a ser transmitida para o espaço!", comemorou Elliott. 

Ela contou que escolheu Vênus para isso porque o planeta “simboliza a força, a beleza e o empoderamento". "Estou muito feliz por ter a oportunidade de compartilhar minha arte e minha mensagem com o universo!”, finalizou. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para a transmissão, a NASA contou com uma as antenas da rede de comunicação Deep Space Network (DSN) — por coincidência, o dispositivo usado é carinhosamente chamado de Vênus. A DSN conta com grandes antenas de rádio, que são usadas para o monitoramento de missões espaciais, envio de comandos e recepção de dados científicos.

A mensagem foi enviada à velocidade da luz e percorreu os 254 milhões de quilômetros entre a Terra e Vênus em apenas 14 minutos. Esta foi a primeira música de hip-hop enviada pela DSN, sendo a segunda transmitida pelo sistema — a primeira foi Across The Universe, canção dos Beatles enviada ao espaço em 2008. 

A ideia de enviar a música de Missy Elliott veio de Brittany Brown, diretora da Divisão Digital e de Tecnologia na NASA. “A Missy tem um histórico de incluir narrativas centradas no espaço e visuais futuristas em seus videoclipes, então a oportunidade de colaborar em algo fora deste mundo é realmente adequada”, concluiu. 

Fonte: JPL