Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Membros da Apollo 10 ouviram "música" no lado afastado da Lua. Entenda o que era

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Maio de 2023 às 12h37

Link copiado!

NASA
NASA

Enquanto orbitavam a Lua, os astronautas da Apollo 10 ouviram sons estranhos por lá, que descreveram como “um tipo de música do espaço”. Tais sons foram divulgados pela NASA décadas depois da missão, e claro que renderam todo tipo de especulação. Mas, na verdade, uma interferência foi responsável pelos ruídos que eles ouviram.

A Apollo 10 foi lançada em maio de 1969, levando à órbita da Lua o comandante Thomas P. Stafford, o piloto do módulo de comando John W. Young e Eugene A. Cernan, piloto do módulo lunar. O módulo de comando e de serviço podiam ser acoplados, e o módulo lunar podia comportar até dois tripulantes.

Continua após a publicidade

Durante a missão, eles foram à órbita do nosso satélite natural no módulo de comando e dois dos astronautas usaram o módulo lunar, ficando a alguns quilômetros da superfície da Lua. Quando estavam orbitando o lado afastado da Lua, Cernan perguntou a Young se ele ouvia um som parecido com assobio.

Na gravação divulgada pela agência espacial, Cernan descreve que a “música” parecia vir do espaço e, depois, os dois perguntam a Stafford se ele também ouviu. O trio concorda que o som é realmente estranho, e se questionam sobre as origens dele.

Abaixo, você confere a gravação com os sons que eles ouviram:

Continua após a publicidade

No fim das contas, o ruído estranho era simplesmente uma interferência entre os sistemas de rádio dos dois veículos usados. Quando a tripulação separou o módulo lunar do de comando e ligou os sistemas de comunicação de rádio de cada um, o ruído surgiu. A nave contava com transmissores de rádio em diferentes frequências, necessários para realizar as missões lunares em segurança.

Quando dois sinais de rádio interagem, eles podem se misturar e criar um terceiro sinal. Além disso, qualquer dispositivo que tenha algum componente de ondas de rádio pode servir como uma antena, ou seja, consegue enviar e receber sinais.Se considerarmos veículos complexos, que têm vários componentes operando ao mesmo tempo — como era o caso destas naves —, é fácil perceber que a possibilidade de interferências acontecerem era grande.

Os astronautas da Apollo 8 não ouviram os sons porque, durante aquela missão, eles usaram apenas o módulo de comando e de serviço. Já o módulo lunar foi usado pela primeira vez na Apollo 10 e, depois, técnicos descobriram que a interferência foi causada pelos transmissores do módulo lunar e dos demais módulos, quando estavam separados.

Fonte: Via: Space.com, Smithsonian Mag