Publicidade

NASA encontra buracos misteriosos e sugere usar como abrigo em Marte

Por| 30 de Maio de 2024 às 18h11

Link copiado!

NASA/JPL/Universidade do Arizona
NASA/JPL/Universidade do Arizona

Alguns buracos na superfície de Marte apareceram nas imagens do satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA. Agora, os cientistas querem saber o que há dentro deles e como usá-los nas próximas missões. Uma das possibilidades é de que sejam tubos subterrâneos que possam servir de abrigo para os humanos da Terra, futuros colonizadores no Planeta Vermelho.

A foto da câmera HiRISE, a bordo do MRO, mostra um poço de alguns metros de diâmetro na região de Arsia Mons, um dos três vulcões marcianos adormecidos do grupo Tharsis Montes. A região possui milhares de quilômetros de diâmetro e fica a cerca de 10 km acima da elevação média do planeta.

Atividade vulcânica em Marte

Continua após a publicidade

Esses vulcões já tiveram seus dias de glória, deixando marcas de suas atividades evidentes até os dias atuais. Entre elas, estão as aberturas semelhantes a poços que provavelmente são canais de lava subterrâneos.

No entanto, os cientistas ainda não têm certeza do que eles realmente são. Por isso, o MRO coletou imagens de alguns exemplares. Um deles, por exemplo, revela uma possível parede lateral iluminada semelhante à de um poço.

Colapso no subsolo

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Outra possibilidade cogitada é que os buracos sejam crateras como aquelas encontradas em vulcões havaianos. Elas começam a se formar por colapsos no subsolo que lentamente se estendem para cima, à medida que as rochas começam a cair nas fendas abertas.

Se este for o caso, os buracos podem não ser tão úteis para os astronautas que pisarão em solo marciano no futuro para se proteger da radiação solar. Por outro lado, caso sejam canais de lava subterrâneos, os colonizadores poderão se refugiar por lá quando for necessário.

Como Marte não é mais um planeta vulcanicamente ativo, os canais devem ser hoje apenas isso, túneis de rocha ígnea bem sólida e segura. Se resistiram a colapsos do terreno até hoje, devem ser profundos e resistentes o suficiente para não desabarem.

Fonte: Universe Today