Publicidade

NASA e Boeing ainda não sabem quando nave Starliner vai voltar à Terra

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA
NASA

Steve Stich, gerente do programa Commercial Crew na NASA, declarou nesta quinta (25) que ainda não foi definida uma data para a nave Starliner voltar à Terra. Portanto, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams vão passar mais algum tempo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). 

Segundo informações da NASA e da Boeing divulgadas na conferência, a Starliner vai acionar seus motores em um teste no sábado (27) ou domingo (28). O procedimento vai ser conduzido através de comandos em solo, mas Wilmore e Williams devem participar.

“Vamos acionar todos esses propulsores em alguns pulsos só para garantir antes da desacoplagem que todo o sistema está funcionando conforme esperamos da última vez que verificamos”, explicou Stitch. Eles também devem verificar a situação do sistema de hélio, que apresentou vazamentos.  

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Lançada em 5 de junho, a missão CFT (sigla de Crew Flight Test, ou “teste de voo tripulado”) é o primeiro teste de voo tripulado da Starliner e deveria ter durado cerca de 10 dias. No entanto, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio levaram as equipes a estender a missão indefinidamente enquanto tentam resolver o ocorrido. 

Desde então, a NASA estendeu o limite da Starliner no espaço para 45 dias, prazo escolhido após as baterias da espaçonave funcionarem melhor que o esperado. No entanto, Stitch informou que, agora, a missão pode durar 90 dias, o que indica que a nave retornaria à Terra no início de setembro.

Vale lembrar que esta é uma missão de teste, ou seja, imprevistos são esperados pelos membros da missão. Além disso, os astronautas não têm dúvidas de que a Starliner estaria pronta para levá-los de volta se houvesse algum imprevisto.

“Estou confiante de que se precisássemos — se tiver um problema na Estação Espacial Internacional —, entraríamos na nossa espaçonave e iríamos realizar a desacoplagem, conversar com a nossa equipe e descobrir a melhor forma de voltar para casa”, comentou Suni em uma transmissão em julho.

Fonte: NASA, Space.com