Publicidade

NASA deve desenvolver rover lunar pressurizado com a JAXA e a Toyota

Por| 16 de Julho de 2020 às 08h33

Link copiado!

Toyota/JAXA
Toyota/JAXA
Tudo sobre NASA

Pode ser que a NASA desenvolva com a agência espacial japonesa JAXA um rover lunar pressurizado, cujo conceito foi apresentado ao mundo no ano passado. Esse rover, por sinal, também conta com a participação da Toyota em seu desenvolvimento, e Mark Kirasich, engenheiro da NASA, deu mais detalhes sobre os planos da agência espacial para suas futuras atividades na superfície lunar.

Considerando que tudo correrá conforme o planejado e que os astronautas consigam pisar novamente na Lua em 2024 com o programa Artemis, a NASA planeja também um veículo lunar por lá em 2025 para ser utilizado como abrigo, além de meio de transporte. Esse rover seria mais simples, parecido com o das três últimas missões Apollo. A ideia é que ele seja enviado por um programa paralelo, no qual a agência espacial seleciona empresas privadas para fazer entregas na Lua.

Continua após a publicidade

Depois, seria desenvolvido o tal rover pressurizado em parceria com a JAXA e a Toyota. "É como se fosse um RV [veículo recreativo], só que para a Lua. Vamos tentar, e queremos desenvolvê-lo junto à JAXA", disse Kirasich.

Esse desejo de realizar uma parceria - e, mais especificamente, com uma empresa japonesa - tem alguns motivos: toda a empreitada precisa de financiamento federal, o que complica um pouco o cenário devido ao atual orçamento apertado da NASA. Além disso, a indústria japonesa de automóveis tem um histórico forte em veículos do tipo, o que permitiria pular todo o processo de desenvolver um projeto de rover do zero.

Fonte: Arstechnica