Toyota se une à JAXA e mostra conceito de rover lunar totalmente pressurizado

Por Patrícia Gnipper | 12 de Março de 2019 às 22h30
Toyota
Tudo sobre

Toyota

Saiba tudo sobre Toyota

Ver mais

Nesta terça-feira (12), a Toyota anunciou a recente parceria que firmou com a JAXA, a agência espacial do Japão, para "considerar a possibilidade de colaborar na exploração espacial internacional". Além de simplesmente considerar, a empresa até já criou imagens de conceito do veículo pressurizado e movido a células de combustível.

O jipe de seis rodas é totalmente fechado e, de acordo com o projeto inicial, teria um alcance de 100 mil km na superfície da Lua. A Toyota diz que o veículo é "equipado com funções e espaço que permitem aos astronautas viver no veículo por períodos fixos sem usar trajes espaciais", e seria possível entrar e sair dele usando os trajes. Ou seja: os astronautas poderiam explorar o terreno lunar dirigindo o rover à vontade, somente usando os trajes quando precisarem descer, presencialmente, à superfície. Ainda, o rover pode ser controlado remotamente e também rodar de maneira autônoma.

O rover, de acordo com o projeto, terá pouco mais de 5 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e quase 4 metros de altura, podendo acomodar dois astronautas com conforto, ou até quatro em situações emergenciais. Nas imagens, vemos um grande painel solar, que pode servir como fonte adicional de energia além das células de combustível. Essas células produzem água potável como subproduto, mas a Toyota não chegou a dizer se essa água gerada seria suficiente para o consumo da tripulação.

Ainda que a ideia do rover lunar da Toyota pareça sensacional, é cedo para dizer que a JAXA usará mesmo este veículo em futuras missões enviadas ao nosso satélite natural. A agência espacial japonesa disse, com relação à proposta da Toyota, que "na JAXA, estamos estudando vários cenários, bem como tecnologias que serão aplicadas a missões espaciais específicas", também anunciando que a verdadeira exploração lunar humana acontecerá na década de 2030, e que em 2029 o país asiático deverá lançar um novo veículo ao espaço — de repente este da Toyota.

Abaixo, você confere algumas das imagens que a Toyota divulgou mostrando o conceito de seu rover lunar:

(Imagem: Toyota)
(Imagem: Toyota)
(Imagem: Toyota)

Fonte: Toyota

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.