Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artemis II | Veja os carros da NASA que vão levar astronautas ao foguete

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Julho de 2023 às 09h50

Link copiado!

NASA/Isaac Watson
NASA/Isaac Watson
Tudo sobre NASA

A NASA recebeu na terça-feira (11) os novos automóveis que levarão os astronautas da missão Artemis II à plataforma de lançamento. Os Veículos de Transporte de Tripulação (CTVs, na sigla em inglês) foram projetados para atender especificações da NASA e, ao mesmo tempo, homenagear o legado das missões históricas da agência.

Os três veículos de emissão zero são totalmente elétricos e foram fabricados pela Canoo Technologies, de Torrance, Califórnia, mas muitos detalhes do design — como cores e marcações internas e externas — foram elaborados e fornecidos por uma equipe criativa da NASA.

A aparência dos novos automóveis remetem às icônicas Astrovans que levavam os astronautas aos ônibus espaciais entre 1984 e 2011, deixando uma tradição que conecta diferentes gerações de astronautas. Para respeitar esse legado, a NASA optou por um design moderno, mas mantendo a identidade visual.

Continua após a publicidade

Projetados para transportar quatro astronautas equipados nos seus trajes Orion, além de uma tripulação de apoio e equipamentos para a plataforma de lançamento, os CTVs percorrerão cerca de 14 km até a plataforma de lançamento no Kennedy Space Center.

No momento, não há mais detalhes sobre os CTVs, mas a Canoo espera revelar o interior dos veículos ainda este ano. De qualquer forma, eles só serão usados na ocasião da missão Artemis II, planejada para 2024. Além de levar a tripulação à plataforma no dia do lançamento, eles também serão usados para exercícios de treinamento de astronautas.

Fonte: NASA