Publicidade

Motor de foguete que seria lançado em setembro explode em teste

Por  |  • 

Compartilhe:
RFA
RFA

O primeiro estágio de um foguete da alemã Rocket Factory Augsburg (RFA) explodiu em um teste realizado na segunda-feira (19). O incidente ocorreu nas instalações do Espaçoporto SaxaVord, na Escócia, e não deixou feridos.

Em um comunicado publicado no X, o antigo Twitter, a RFA explica que realizou um teste de ignição estática do seu primeiro estágio no espaçoporto. “Isso resultou em uma anomalia que levou à perda do estágio”, acrescentaram.

A empresa ressaltou que ninguém se feriu e que qualquer perigo imediato foi mitigado. “Estamos trabalhando com o Espaçoporto SaxaVord e com as autoridades para coletar dados e informações para eventualmente descobrir o que aconteceu”, informou.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um vídeo publicado pela emissora britânica BBC mostra a explosão. As imagens parecem mostrar que o problema pode ter acontecido em um dos motores Helix na base do primeiro estágio, que é onde as chamas apareceram primeiro. Não demora até o veículo estar completamente envolvido pelo fogo, até que explode.

Confira as imagens:

Foi em maio que a RFA realizou um teste de sucesso com o primeiro estágio do seu foguete. No entanto, o incidente desta semana aconteceu no momento em que a empresa se preparava para realizar sua primeira tentativa de lançamento orbital em setembro.

Até então, a RFA é a principal startup europeia a caminho de tentar um lançamento orbital. As alemãs HyImpulse e Isar Aerospace também estão trabalhando em seus veículos orbitais, mas ainda não têm datas de lançamento definidas.

Leia mais notícias sobre ciência e espaço:

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews