SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Missão Psyche: NASA lança sonda para estudar o asteroide 16 Psique

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2023 às 12h44

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

A NASA lançou nesta sexta-feira (13) a missão Psyche, enviando uma sonda espacial em uma jornada de milhões de quilômetros até alcançar o asteroide homônimo. O lançamento foi feito por um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, usado pela primeira vez em uma missão da agência espacial norte-americana.

O foguete deixou a plataforma 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 11h19 no horário de Brasília. Cerca de 2,5 minutos depois, os propulsores laterais foram liberados do estágio central, retornando para pousar a alguns quilômetros da plataforma.

Continua após a publicidade

Às 12h27, a sonda Psyche foi liberada do estágio superior do foguete. Após deixar o veículo, ela vai passar cerca de uma hora abrindo e preparando seus painéis solares. Se tudo correr bem, a sonda vai alcançar o asteroide 16 Psyche em 2029, mapeando-o e analisando sua estrutura ao longo de 21 meses.

A missão Psyche marcou o quarto lançamento de cada um dos propulsores do Falcon Heavy. Agora, os componentes vão passar por manutenção para lançarem novas missões — algumas, inclusive, vão ser da NASA. “Este é o início de um conjunto de missões incríveis de ciência que temos vindo ao Falcon Heavy”, descreveu Julianna Scheiman, diretora de missões de satélites civis na SpaceX.

Continua após a publicidade

O lançamento aconteceria na quinta-feira (12), mas as condições meteorológicas não estavam adequadas e as equipes da missão decidiram realizar uma nova tentativa no dia seguinte. Este não foi o primeiro adiamento no cronograma da Psyche: originalmente, ela seria lançada em outubro do ano passado, mas problemas no software de voo da nave forçaram a NASA a replanejar as datas.

Fonte: Via: Space.com