Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão indiana divulga foto de cratera lunar em planície formada por lava

Por| 14 de Agosto de 2020 às 17h55

Link copiado!

ISRO
ISRO

A missão Chandrayaan-2 falhou em sua tentativa pousar na Lua em setembro de 2019, mas esse não foi o ponto final da história. Embora o módulo de pouso Vikram tenha se perdido para sempre na superfície lunar, seu orbitador continua funcional, apontando seus instrumentos para nosso satélite natural.

Um desses instrumentos é a Terrain Mapping Camera-2 (TMC-2), que capturou algumas imagens de planícies formadas por lava. A Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) compartilhou as fotos que mostram uma superfície quase plana na Lua, mais precisamente na cratera Sarabhai, que fica no Mare Serenitatis. Esse local está no quadrante nordeste da Lua e recebeu este nome em homenagem a Vikram Ambalal Sarabhai, físico e astrônomo indiano.

Continua após a publicidade

Sarabhai foi quem iniciou pesquisas espaciais e ajudou a desenvolver a energia nuclear no seu país. Ele é internacionalmente considerado o Pai do Programa Espacial Indiano, e o módulo de pouso da missão também foi batizado em sua homenagem. Aliás, as imagens foram compartilhadas pela Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) no aniversário do Dr. Vikram, falecido em 1971.

As imagens mostram a cratera vista por diferentes instrumentos da sonda, além da TMC-2. O conjunto revela a profundidade média da cratera de 1,7 km a partir da borda elevada e a inclinação média das paredes com um intervalo de 25-30 graus. A região externa da cratera Sarabhai é dominada por numerosas crateras menores, com diâmetro variável, distribuídas sobre as planícies planas do Mare Serenitatis.

Para a ISRO, "a borda elevada, as paredes internas gradientes e o pequeno piso de hummocky [um tipo de estrutura sedimentar encontrada em arenitos] tornam a cratera Sarabhai um excelente exemplar para entender os processos de impacto na região da Lua coberta de lava". A imagem abaixo é uma visualização 3D composta por dados da TMC-2.

Continua após a publicidade

O Mare Serenitatis é um dos mares lunares - vastas planícies de lava na Lua que se formaram entre 3,9 e 3,8 bilhões de anos atrás. Foi durante este período, quando a Lua foi bastante bombardeada por asteroides, que as principais bacias de impacto por lá foram formadas. Após, houve um episódio de vulcanismo lunar que inundou a bacia com basalto, criando uma nova superfície plana. Posteriormente, impactos menores criaram as crateras que podem ser vistas hoje.

De acordo com a ISRO, a Chandrayaan-2, que foi colocada na órbita lunar em 20 de agosto de 2019, está funcionando bem, assim como todos os seus oito equipamentos a bordo. "O mapeamento global da superfície lunar e cobertura polar está sendo realizado de acordo com o plano da missão", disse a agência. Apesar da imagem compartilhada na quarta-feira (12), a divulgação pública dos dados científicos da missão Chandrayaan-2 começará em outubro de 2020.

Fonte: ISRO