Publicidade

Meteoro explode no céu dos EUA com a força de 30 toneladas de TNT

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Janeiro de 2022 às 11h00

Link copiado!

OpenClipart-Vectors/Pixabay
OpenClipart-Vectors/Pixabay

Um meteoro provocou uma grande explosão e estrondo no céu de Pittsburgh, EUA, na manhã do dia 1º e, segundo a NASA, a energia liberada pelo evento foi equivalente a 30 toneladas de TNT.

Na manhã do dia 1º de janeiro, o Serviço Nacional Meteorológico de Pittsburgh divulgou a imagem de um grande flash acima da cidade, detectado pelo satélite meteorológico GOES-16. Como o forte brilho não foi associado a nenhum fenômeno meteorológico, a explicação provável seria um meteoro explodindo na atmosfera.

Continua após a publicidade

Já na segunda-feira (3), o Meteor Watch da NASA confirmou que o estrondo foi, sim, provocado por um bólido, nome dado a um meteoro que, de tão grande, explode enquanto queima na atmosfera. A agência também compartilhou dados de uma estação de infrassom que registrou as ondas sonoras da explosão.

Juntando as informações, a NASA estimou as principais características do bólido. Além da energia liberada equivalente a 27,2 mil kg de TNT, o meteoro teria cruzado o céu a uma velocidade de 72.400 km/h. Já o seu tamanho seria de cerca de um metro de diâmetro e sua massa estaria próxima à meia tonelada.

Continua após a publicidade

O brilho só não chamou tanta atenção porque o céu estava nublado no momento do evento, mas, segundo a NASA, o bólido seria facilmente observado mesmo durante o dia, uma vez que o flash teria atingido cerca de 100 vezes o brilho da Lua cheia — ao contrário do estrondo que não passou despercebido.

Shannon Hefferan, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, disse que, na mesma manhã de sábado, dados de satélite registraram um flash acima de Washington, o que também acreditam se tratar de um bólido. Já em Pittsburgh, os moradores relataram ter ouvido o forte som e sentido suas casas tremendo.

Fonte: NASA; Via Phys.org