Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Bola de fogo" atravessa o céu nos Estados Unidos a apenas 88 km de altitude

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Novembro de 2021 às 15h30

Link copiado!

NASA/Facebook
NASA/Facebook
Tudo sobre NASA

Na última terça-feira (9), moradores dos estados a sudeste dos Estados Unidos relataram ter visto uma "bola de fogo" brilhando no céu durante o fim da tarde. De acordo com informações publicadas pela NASA no Facebook, o objeto em questão era um meteoro que passou pelo estado da Georgia e do Alabama em uma trajetória "rasante" a cerca de 88,5 km de altitude — algo bastante raro de acontecer.

O meteoro era do tipo “earthgrazer”, nome dado aos objetos que passam pela atmosfera da Terra em uma trajetória tão rasa que deslizam rapidamente por grandes distâncias na atmosfera superior. Segundo a publicação da NASA, eles raramente “saltam” pela atmosfera e retornam ao espaço. Graças a câmeras da agência espacial, foi possível fazer registros de sua passagem para determinar algumas informações, como trajetória e órbita.

Confira imagens da passagem do objeto:

Continua após a publicidade

Os oficiais da NASA descrevem que o meteoro entrou na atmosfera em um ângulo de apenas 5º, considerado bastante raso, e que foi visto inicialmente à altitude de apenas 88 km no céu da cidade de Taylorsville, em Utah. Depois, o objeto seguiu na direção nordeste, viajando a mais de 60 mil km/h. “O caminho foi tão longo que nosso software automatizado não aguentou todos os dados”, disseram na publicação.

Uma nova análise dos dados do meteoro foi conduzida no dia seguinte, mostrando que a bola de fogo viajou por quase 300 km. “Os cálculos revisados colocam o ponto final do objeto a 54 km acima da cidade de Lutts, no Tennessee”, explicaram. Até o momento, não foi possível estimar o tamanho da rocha, mas os cientistas acreditam que se trate de um pequeno fragmento de um asteroide que estava de passagem.

Fonte: Charlotte Observer