Meteoro brilhante explode no céu dos Estados Unidos
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Um meteoro iluminou o céu de diferentes cidades dos Estados Unidos durante a noite de domingo (3), e foi visível em locais no sul e norte do país. O fenômeno aconteceu às 22h23 no horário de Brasília, e foi tão brilhante que pode ser considerado uma bola de fogo.
- Qual é a diferença entre asteroide, cometa e meteoro?
- Veja vídeos de meteoro explodindo no céu de Santa Catarina
Observadores publicaram vídeos do fenômeno nas redes sociais, descrevendo-o como "uma bola de fogo esverdeada e impressionante". “O que foi incrível foi o quão brilhante era”, relatou um usuário.
Uma publicação da página Metor Watch, administrada pela NASA, descreve que a bola de fogo se tornou visível quando entrou na atmosfera a 75 km de altitude. O objeto estava se movendo a mais de 57 mil km/h, sendo desintegrado a 35 km de altitude.
Cálculos orbitais da trajetória do meteoro sugerem que ele era um pequeno fragmento de algum asteroide, que provavelmente veio do Cinturão de Asteroides. Além disso, a agência espacial estima que o meteoro tenha aproximadamente 30 cm de diâmetro.
As imagens sugerem que a bola de fogo se tornou um bólido, nome dado aos meteoros que explodem e se fragmentam ao fim de suas trajetórias. Segundo a Meteor Watch, sensores na região identificaram um sinal fraco vindo do evento.
“Isso nos permitiu estimar que a energia produzida quando o fragmento de asteroide se desintegrou foi de aproximadamente uma tonelada de TNT”, explicaram. O rompimento gerou ondas de pressão que se espalharam ao solo, causando os sons relatados por alguns moradores que viram o fenômeno.
O que é uma bola de fogo?
Os meteoros são objetos que entram na atmosfera da Terra se movendo a altíssimas velocidades, sendo queimados pelo atrito com os gases do ar. Se sobreviver à passagem pela atmosfera e chegar ao solo, o objeto se torna um meteorito.
Já os nomes bolas de fogo e bólido são usados para descrever meteoros tão luminosos que podem ser observados em áreas amplas. Normalmente, as bolas de fogo são causadas por objetos com mais de um metro.
Fonte: The Washington Post