Publicidade

Meteoro brilhante explode no céu dos Estados Unidos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Setembro de 2023 às 12h14

Link copiado!

OpenClipart-Vectors/Pixabay
OpenClipart-Vectors/Pixabay

Um meteoro iluminou o céu de diferentes cidades dos Estados Unidos durante a noite de domingo (3), e foi visível em locais no sul e norte do país. O fenômeno aconteceu às 22h23 no horário de Brasília, e foi tão brilhante que pode ser considerado uma bola de fogo.

Observadores publicaram vídeos do fenômeno nas redes sociais, descrevendo-o como "uma bola de fogo esverdeada e impressionante". “O que foi incrível foi o quão brilhante era”, relatou um usuário.

Continua após a publicidade

Uma publicação da página Metor Watch, administrada pela NASA, descreve que a bola de fogo se tornou visível quando entrou na atmosfera a 75 km de altitude. O objeto estava se movendo a mais de 57 mil km/h, sendo desintegrado a 35 km de altitude.

Cálculos orbitais da trajetória do meteoro sugerem que ele era um pequeno fragmento de algum asteroide, que provavelmente veio do Cinturão de Asteroides. Além disso, a agência espacial estima que o meteoro tenha aproximadamente 30 cm de diâmetro.

As imagens sugerem que a bola de fogo se tornou um bólido, nome dado aos meteoros que explodem e se fragmentam ao fim de suas trajetórias. Segundo a Meteor Watch, sensores na região identificaram um sinal fraco vindo do evento.

Continua após a publicidade

“Isso nos permitiu estimar que a energia produzida quando o fragmento de asteroide se desintegrou foi de aproximadamente uma tonelada de TNT”, explicaram. O rompimento gerou ondas de pressão que se espalharam ao solo, causando os sons relatados por alguns moradores que viram o fenômeno.

O que é uma bola de fogo?

Os meteoros são objetos que entram na atmosfera da Terra se movendo a altíssimas velocidades, sendo queimados pelo atrito com os gases do ar. Se sobreviver à passagem pela atmosfera e chegar ao solo, o objeto se torna um meteorito.

Já os nomes bolas de fogo e bólido são usados para descrever meteoros tão luminosos que podem ser observados em áreas amplas. Normalmente, as bolas de fogo são causadas por objetos com mais de um metro.

Continua após a publicidade

Fonte: The Washington Post