Publicidade

Meteoro "bola de fogo" ilumina o céu de cidades nos EUA e causa estrondo; veja!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Julho de 2021 às 20h20

Link copiado!

YouTube/AMS
YouTube/AMS

Neste fim de semana, os moradores da região norte do Texas e de cidades próximas, nos Estados Unidos, tiveram uma surpresa: no domingo (25), por volta das 21h no horário local, um meteoro do tipo "bola de fogo" brilhou no céu noturno, seguido de um forte estrondo. Há algumas centenas de relatos do fenômeno, e quem conseguiu observá-lo já publicou vídeos e imagens em redes sociais. Ainda não há informações sobre a composição do objeto.

Chamamos de meteoro os objetos espaciais que deixam rastros brilhantes quando passam pela atmosfera do nosso planeta. Pode acontecer de serem bastante brilhantes e se romperem durante a passagem, causando um som forte e liberando fragmentos e, quando isso acontece, os objetos recebem o nome de bólido — inclusive, há moradores que relataram ter sentido tremores em suas casas.

Confira algumas das filmagens da passagem do objeto:

Continua após a publicidade

A American Meteor Society (AMS), organização científica sem fins lucrativos criada para informar, incentivar e dar suporte à pesquisa de astrônomos amadores e profissionais interessados em meteoros, recebeu mais de 200 registros da bola de fogo. Grande parte dos observadores estava na região norte do Texas, mas houve também relatos de moradores de Oklahoma, Missouri, Arkansas e Louisiana.

Este vídeo e os demais mostram que a passagem do objeto não durou mais que alguns poucos segundos — mas, felizmente, câmeras instaladas nas entradas das casas e nos celulares permitiram registrar estes momentos. Segundo informações de uma publicação da NASA, o objeto viajava a mais de 30.000 km/h, considerada baixa para meteoros, e se fragmentou a 40 m de altitude do solo.

Continua após a publicidade

Os meteoros do tipo “bola de fogo” são descritos pela AMS como qualquer meteoro que tenha brilho tão intenso quanto o de Vênus no céu noturno. No caso deste objeto, a agência espacial o descreve como tão brilhante quanto a Lua, durante a fase em que vemos apenas metade de sua superfície. Assim, é possível que ele tenha cerca de 15 cm de diâmetro e massa de 4,5 kg.

Fonte: Space.com, CBS Dallas