Meteoritos podem ter levado água e moléculas orgânicas a Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Novembro de 2022 às 18h00

NASA/GSFC

Os meteoritos que atingiram Marte no passado, durante o início da evolução do Sistema Solar interno, podem ter levado água suficiente para criar um oceano com 300 m de profundidade no Planeta Vermelho. A conclusão é de um estudo conduzido por Martin Bizzarro, da Universidade de Copenhague, e outros pesqusiadores, em que eles analisaram a concentração de um isótopo em amostras de meteoritos marcianos.

Para determinar a quantidade de água depositada no planeta levada com a ajuda de asteroides, eles trabalharam com o cromo-54, um isótopo raro encontrado em meteoritos vindos de Marte. A camada superior do planeta contém assinaturas de meteoritos carbonáceos (tipo C), preservada graças à ausência de placas tectônicas por lá.

Por outro lado, estas características também poderiam estar preservadas em rochas do manto, abaixo da camada superficial do planeta. “É um pouco como o DNA: os asteroides do tipo carbonáceo têm uma composição com isótopo de cromo muito distinta, em relação ao Sistema Solar interno”, explicou Bizzarro.

Assim, ao analisar a diferença da quantidade de isótopos nas amostras de meteoritos vindos do manto ou da superfície de Marte, eles estimaram a massa total dos asteroides que colidiram com o planeta. A equipe concluiu que, se aquelas rochas tivessem somente 10% de água em sua composição (o menor limite possível para meteoritos do tipo carbonáceo), eles teriam levado água suficiente para criar um oceano global. Caso os impactos ocorressem em todo o planeta, o oceano formado pela água deles poderia chegar a 300 m de profundidade.

Outro aspecto importante é que os asteroides carbonáceos contêm elementos essenciais para a vida, ou seja, poderiam ter levado moléculas orgânicas e água a Marte antes mesmo de a Lua se formar. Para os autores, os resultados permitem dizer com certeza que asteroides ricos em água atingiram a superfície do planeta, e consideram ter encontrado evidências importantes da presença de meteoritos do tipo C no manto de Marte.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Science Advances.

Fonte: Science Advances; Via: News Scientist